Energisa orienta sobre cuidados na decoração natalina para evitar acidentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Segurança no Natal
Energisa orienta sobre cuidados na decoração natalina para evitar acidentes
Confira como decorar a sua residência com segurança e evite passar por transtornos
Cotidiano 06/12/2023 19h00


Decorar a casa e montar a árvore de Natal são ações tradicionais para muitas famílias sergipanas e não podem faltar luzes dos mais diversos tamanhos e formas neste momento tão especial. A Energisa alerta sobre alguns cuidados na hora de montar a árvore e na decoração da residência ou comércio para evitar acidentes.

Antes de iniciar a decoração, é importante escolher produtos com certificação do Inmetro e observar nas embalagens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso. O coordenador de Segurança e Saúde da Energisa em Sergipe, Robson Jezler, alerta que se for utilizar enfeites de anos anteriores é preciso observar as condições para evitar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e até incêndios.

“Verifique os enfeites observando se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Se tiver nessas condições, é preciso descartá-los e adquirir novos. Também evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. Outro ponto é não utilizar equipamentos elétricos próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico”, orienta Robson.

Principais dicas para que sua decoração brilhe sem riscos neste Natal: 

  • Para não ocorrer sobrecarga de energia, caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado. 
  • Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental. 
  • Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes. 
  • O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação. 
  • Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes. 
  • Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.

Fonte: Energisa

Mais Notícias de Cotidiano
Igor Mathias/Agência Sergipe
25/06/2024  07h51 Confira a previsão do tempo para Aracaju nesta terça-feira (25)
Ilustrativo/Freepik
24/06/2024  08h00 Hotéis para pets são ótimas opções para férias de junho
Saiba o que abre e o que fecha neste São João em Aracaju
24/06/2024  07h00 Saiba o que abre e o que fecha neste São João em Aracaju
Freepik/ilustrativo
23/06/2024  15h21 Irmãos entram em briga e um fere o outro com faca em Aracaju
PMSE/Reprodução
23/06/2024  10h16 Mais de 130 kg de maconha apreendidos em flagrante em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado