Evento em Aracaju discute soluções inovadoras para transporte público | F5 News - Sergipe Atualizado

Coletivo
Evento em Aracaju discute soluções inovadoras para transporte público
Semáforo inteligente é uma das medidas para desafogar trânsito
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 15/05/2019 10h56 - Atualizado em 15/05/2019 18h12


Com o objetivo de trocar ideias e experiências para a melhoria  do transporte público em Sergipe, representantes da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) vieram a Sergipe para a nona edição do Colégio de Comunicação e Marketing. O evento conta com a participação de diversos representantes do setor no Brasil e acontece até esta quinta-feira (16).

No evento foram discutidas estratégias de comunicar com a sociedade e mostrar a importância dos transportes coletivos de massa.

De acordo com o presidente do Núcleo de Comunicação e Marketing da NTU, Ulisses Lacava Bigaton, boa parte do problema  encontrado no trânsito da cidade é resultado da escolha de veículos individuais por parte da sociedade.

"Eles não entendem que estão contribuindo ainda mais para piorar o problema e acabam se prejudicando. Então se faz necessário esse entendimento, sua funcionalidade é seu papel", disse Ulisses Bigaton.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, avalia que a troca de ideias só fortalece novas práticas e experiências a serem implementadas em Aracaju. "A ideia é buscar na mobilidade coletiva, através do transporte público, uma melhoria para o usuário do dia a dia e para os trabalhadores", disse

Além de ser um direito social, é um serviço essencial. Em diagnóstico realizado pela associação, foi percebida que todas as cidades avançadas do mundo tem um serviço de transporte público de qualidade, e é possível que se obtenha o mesmo aspecto no Brasil, mesmo com o transporte público sendo o quarto maior problema das cidades para 12,4% da população de 319 municípios brasileiros, ficando atrás apenas da violência e segurança; da saúde e do desemprego.

"A comunicação estabelece uma possibilidade do diálogo entre o passageiro, a empresa operadora, o poder público, para que essa melhoria seja contínua e os problemas identificados. Juntos é possível construir o transporte público que todos querem, com qualidade, transparência e preços acessíveis", ressaltou o presidente da NTU.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância desse esforço entre poderes e empresas e ser preciso que a sociedade faça esse entendimento a partir do Marketing e Aracaju resgate o título de "Cidade da qualidade de vida".

"Estamos com projetos importantes para a mobilidade de Aracaju, como a construção de corredores de transporte, o recapeamento asfáltico em quatro grandes corredores, a construção de um novo terminal no mercado, a reformulação dos terminais e a colocação dos semáforos inteligentes, que irão permitir que o transporte coletivo melhore sensívelmente na nossa sociedade", afirmou Edvaldo.

O prefeito foi enfático ao analisar que os problemas do trânsito são os que ocorrem em todo o Brasil,  mas Aracaju tem especificidades que estão sendo trabalhadas, como o fluxo de veículos, que deve, segundo ele, ser melhorado com a semaforização inteligente.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, ressaltou ainda que é necessário priorizar a questão. "Se não fizermos essa priorização não teremos tempo reduzido, não teremos velocidade comercial, atendimento, e sim perda de tempo do usuário, maior consumo de combustível, consequentemente maior emissão de gases. Ou seja, é a coluna que o transporte público precisa", afirmou.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado