Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras | F5 News - Sergipe Atualizado

Representatividade
Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
Saiba como participar do projeto “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”
Cotidiano 04/07/2022 21h30

Asté o dia 7 de julho, a Praça Acrísio Garcez (Praça dos Correios do Augusto Franco), em Aracaju, é o endereço da expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas.

A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres na ciência para crianças de 6 a 17 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e oficinas práticas.

Cinco jovens vencedoras do prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina - também realizado pela Força Meninas - darão palestras sobre suas experiências pessoais. Viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal, Oxiteno e IBM, a expedição passará por 17 cidades situadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça Uma Janela Para O Mundo é uma das atividades programadas. O espetáculo conta a história de duas meninas, que vivem em décadas diferentes - Luna está em 2022 e Estela em 1922 - e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.

Além de participarem de oficinas makers, as crianças também vivenciarão na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEAM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw, a bióloga e educadora Bertha Lutz e a matemática Ada Lovelace.

A iniciativa rodará o país durante quatro meses, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte, Contagem, Brasília, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador. Ficará uma semana em cada cidade e os protocolos sanitários locais serão cumpridos. As apresentações terão também transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

“A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. A participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.

Força Meninas também abre inscrição para crianças interessadas participarem gratuitamente das atividades. Para isso, basta fazer o cadastro pelo site.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
PM/SE
16/08/2022  11h22 Homem é preso por tráfico de drogas em Nsa. Sra. do Socorro
Agência Sergipe/ reprodução
16/08/2022  10h56 Mais de 85 mil pessoas foram atendidas pelo Ceac em junho
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/08/2022  09h56 Consumidores apresentam quase 1 milhão de reclamações na Anatel
Ana Luísa Andrade/F5 News
16/08/2022  09h55 Alerta de chuvas é prorrogado para as próximas 24 horas em Aracaju
SMS / reprodução
15/08/2022  19h45 Secretaria de Saúde de Aracaju flagra servidora batendo ponto falso