Famílias são orientadas a deixar ocupação por risco de desabamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Famílias são orientadas a deixar ocupação por risco de desabamento
Defesa Civil recomenda demolição do prédio da antiga Clínica Santa Maria
Cotidiano | Por Saullo Hipolito e Will Rodriguez 08/02/2019 10h00 - Atualizado em 08/02/2019 10h08


Parte das famílias que ocupa a antiga clínica Santa Maria, no bairro Siqueira Campos, zona Oeste de Aracaju, foi retirada do prédio nesta sexta-feira (8). Após as fortes chuvas que atingiram a capital sergipana esta semana, a Defesa Civil recebeu denúncia de uma moradora da ocupação sobre o estado em que se encontrava o local e a possibilidade de um desastre. Atualmente, cerca de 125 famílias vivem no espaço.

As equipes da Defesa Civil constataram uma piora na estrutura do empreendimento e um risco iminente de desabamento. A administração municipal determinou a retirada imediata das famílias do local e disponibilizou um galpão que já serviu de abrigo para outras comunidades - a última, a ocupação ‘Anderson e Marielle vivem!’, da Coroa do Meio.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida (foto), muitas pessoas indicaram a vontade de sair do local, após o órgão apresentar o termo de interdição. “É uma medida preventiva, não podemos esperar que as coisas aconteçam. A determinação da prefeitura foi que colocasse um aparato à disposição para que essas pessoas não ficassem desabrigadas”, disse.

Além do galpão, que custará R$ 15 mil por mês, desde as oito horas desta sexta-feira, caminhões foram ao local para realizar a mudança de quem queira sair, além de ônibus para transporte das pessoas.

Aqueles que resolverem ficar estão cientes, segundo o secretário, dos riscos e da proibição de viver no prédio. “Nós não temos força para retirá-las, muito menos ordem judicial”, afirmou Luis Fernando.

No local, muitos moradores resistiram à recomendação e disseram preferir montar barracos em outra área do terreno. Eles cobram o pagamento de auxílio-moradia para que possam alugar casas, uma medida considerada inviável neste momento pela Prefeitura.

“Vão fazer cinco anos que estou aqui e há pelo menos seis meses esse prédio está condenado pela Defesa Civil. Eles ofereceram um galpão que não tem nenhuma estrutura para abrigar 126 pessoas, além das crianças. A gente precisa de ajuda”, declarou a dona de casa Maria Edna de Oliveira Santos.  

O proprietário do imóvel será notificado ainda nesta sexta-feira (8) para que realize a demolição do local em até 72 horas. A notificação também será encaminhada ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar, por haver mulheres grávidas.

Para Luís Fernando Almeida, a política de habitação tem uma dependência do Governo Federal. Mas nos últimos anos, essa área sofreu cortes nos investimentos e a paralisação do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, mais recursos  para superar o déficit habitacional do município dependem da melhora do cenário econômico.

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
A tradicional procissão recorda a perseguição e a prisão de Jesus Cristo
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado