Educação
Fique atento a prazos e etapas da matrícula na rede pública de Aracaju
Secretária Cecília Leite conversa com F5News
Cotidiano | Por Saullo Hipolito e Emerson Esteves 14/01/2020 09h00 - Atualizado em 14/01/2020 17h43

As matrículas da rede municipal de educação estão em curso e operam em três etapa. A primeira, com prazo final no próximo dia  31, se dirige aos estudantes da rede que pretendem permanecer na mesma unidade - o que deve ser confirmado presencialmente pelo(a) responsável pela criança, assinando o termo disponível na escola. É indicado também atualizar os dados cadastrais: endereços, telefone e número do CPF.

Na segunda etapa, já através do portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, de 10 a 12 de fevereiro  o responsável vai fazer o pedido de transferência interna e terá até o dia 14 para levar a documentação à nova escola.

A terceira etapa se inicia no dia 18 de fevereiro, vai até dia 20 e corresponde ao processo de transferência de alunos novos. De acordo com a Secretária de Educação de Aracaju, Cecília Leite, agora não é possível saber ao certo quantas vagas serão disponibilizadas, apenas após a finalização da segunda etapa. 

“A quantidade exata de vagas só vamos saber depois. Todo ano a gente oferta em média 3 mil a 4 mil vagas. Quantas vagas vamos disponibilizar para o público externo só saberemos após a segunda fase”, afirmou a secretária.

Cecília Leite concedeu uma entrevista ao F5 News para falar sobre investimentos na área da Educação, as prioridades da secretaria e as políticas de gestão em 2020.

Investimentos para a área 

“O investimento tem sido muito desde 2017. Para se ter uma ideia,  equipamos todas as creches com material pedagógico. Isso é importante na creche porque é o lúdico,  sociabilização através do lúdico. Se a criança vai passar oito horas num local, sem o material necessário para o seu desenvolvimento, na verdade, ele fica onde só come e dorme”, afirmou a secretária sobre os investimentos no ensino de base. 

Cecília também ressalta que a atual gestão colocou livros em todas creches e pré-escolas. De acordo com a secretária, a educação infantil cresceu em torno de 52% no número de matrículas ofertadas em relação a 2016. 

“Estamos longe da condição ideal, olhando para trás estamos falando dos avanços que tivemos, se olharmos para frente ainda queremos fazer muita coisa. É preciso fazer muita coisa, ainda temos um longo caminho a percorrer”, avalia.

Prioridades 

“Vamos continuar investindo na estrutura das escolas, todas as escolas que estamos reformando, construindo, estamos lidando com toda estrutura necessária para o desenvolvimento de uma escola. Continuar garantindo o desenvolvimento pedagógico dessa criança e melhorar a qualidade da educação em Aracaju”, antecipa.

Políticas de gestão em 2020

Sobre as políticas de gestão, a secretária cita o compromisso de campanha do prefeito Edvaldo Nogueira - a Lei da Gestão Democrática - para elucidar como as equipes diretivas da Educação são formadas:

“Hoje nós temos uma equipe diretiva eleita pela comunidade e um compromisso de gestão. Você foi eleito pela comunidade, qual o seu compromisso de gestão? É zelar pela estrutura física, administrativa, pedagógica  para que essa escola melhore. Eleição pela eleição não significa nada, se não for para qualificar e melhorar a escola”, afirmou.. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Polícia elucida homicídio de secretário de Brejo Grande e prende mandante
13/08/2020  11h13 Polícia elucida homicídio de secretário de Brejo Grande e prende mandante
Mulher é assassinada dentro de casa no município de Pirambu
13/08/2020  09h29 Mulher é assassinada dentro de casa no município de Pirambu
Homem é preso suspeito de participação em homicídio no Lamarão
13/08/2020  08h55 Homem é preso suspeito de participação em homicídio no Lamarão
Polícia Civil prende suspeita de homicídio em Nossa Senhora do Socorro
13/08/2020  08h16 Polícia Civil prende suspeita de homicídio em Nossa Senhora do Socorro
PM frustra assalto a micro-ônibus em Nossa Senhora do Socorro
13/08/2020  08h06 PM frustra assalto a micro-ônibus em Nossa Senhora do Socorro