Fiscalização fecha rinha de galo e criatórios em Porto da Folha | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Fiscalização fecha rinha de galo e criatórios em Porto da Folha
Equipes da FPI identificou indícios de uso de anabolizantes e utilização de chocadeiras
Cotidiano 08/11/2019 16h01 - Atualizado em 09/11/2019 11h35


A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco fechou, na manhã desta sexta-feira (8), uma rinha e dois criatórios de galos de briga em Porto da Folha, em Sergipe. As equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Equipe Fauna da FPI, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão obtidos pela Promotoria do Ministério Público do Estado no Município. Trinta e oito galos foram resgatados nos três locais interditados e não houve resistência à interdição, pois não havia pessoas nos imóveis.  

A rinha e os criatórios estavam localizadas nos povoados Grota do Touro e Canudos. Em um dos locais interditados, havia, inclusive, além da criação de galos, uma arena destinada às brigas de galo. Foram apreendidos petrechos como esporas e biqueiras e os animais apresentavam sinais de maus tratos e cegueira, resultado das rinhas. A FPI/SE identificou indícios de uso de anabolizantes e utilização de chocadeiras, indicando criação profissional de animais. Todo o material apreendido e as gaiolas usadas nos criatórios foram destruídos no local.

A procuradora da República, Lívia Tinôco, informou que os galos resgatados serão examinados e tratados pelos técnicos da equipe Fauna da FPI e depois serão destinados a local adequado. “Os galos de rinha muitas vezes são tratados com hormônios e outros estimulantes, o que os torna inadequados para consumo humano”, detalhou a procuradora. 

O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Maciel Oliveira, explica que o MP do Estado de Sergipe já vinha investigando a situação e pediu apoio da FPI para realização. 

A partir de agora, explica o promotor de Justiça Ricardo Machado, segue o trabalho para “identificar, com maior precisão, os responsáveis e as circunstâncias de tempo em que operavam essas rinhas, através de procedimento investigatório que requisitaremos à delegacia local”. O objetivo, segundo o promotor, é responsabilizar os proprietários das rinhas e criatórios pela prática de maus tratos.

Machado explicou ainda que pretende realizar um trabalho educativo junto às escolas públicas e privadas, “veiculando os vídeos da ação da FPI com o objetivo de prevenir as práticas criminosas constatadas”, completou.

Instituições Parceiras  - Trinta e três instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 20 órgãos federais, 13 órgãos estaduais e duas instituições da sociedade civil organizada, além de profissionais colaboradores de diversas áreas do conhecimento.

A Equipe Fauna da FPI é composta por profissionais da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Centro da Terra- Grupo Espeleológico de Sergipe (CT/SE), Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).

Fonte: Asscom FPI/SE

Atualizado para acréscimo de informações

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado