Fórum Estadual de Turismo discute acessibilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Fórum Estadual de Turismo discute acessibilidade
Cotidiano 29/11/2012 10h30


A cidade de Laranjeiras foi sede da 25ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur), que teve como principais pautas o fortalecimento dos museus como incremento ao turismo, a divulgação do Festival Alumiar e a política de acessibilidade no turismo em Sergipe.

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Turismo, José Roberto Lima, essa reunião foi de extrema importância em diversos aspectos. "Estarmos aqui mais uma vez só consolida o modelo de governança que a Setur implementou no governo Déda, que é esse de trabalhar com todo mundo que compõe o trade", disse. "Nós entendemos que o turismo não se faz apenas com a cabeça dos gestores públicos, e por isso é importante que todos estejam presentes nessa reunião hoje". José Roberto também lembrou que o Fórum de Sergipe é um dos mais atuantes do Brasil.

A relação entre cultura e turismo também foi discutida durante o Fortur. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, os museus podem fortalecer a relação do turista com o estado. "Fizemos um apanhado dos museus de Sergipe, com o intuito de que pudéssemos analisar a influência de todos eles no turismo, porque a gente sabe que o tempo de permanência e até mesmo o retorno do turista ao estado está diretamente ligado à cultura", disse.

Jane Marie, Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDP- cD), fez uma apresentação sobre a atenção que as pessoas com deficiência devem ter também no âmbito turístico. "Só em Sergipe, ¼ da população tem algum tipo de deficiência", disse no discurso. A proposta do CEDP-cD é que todas as pessoas estejam incluídas no turismo em Sergipe. "Nós queremos apoiar a todos nesse processo de inclusão. Tanto os que nos visitam, quanto aos que podem cooperar no trabalho do turismo aqui no estado, e por esse motivo queremos o maior envolvimento possível dos empresários, do governo municipal e estadual", explicou.

A Secretaria de Estado do Turismo recebeu da CEDP-cD uma material que servirá como subsídio pra que os gestores possam trabalhar de acordo com o documento explicativo sobre os direitos da pessoa com deficiência. "Inclusive, fizemos questão de entregar o material ampliado, que é feito especialmente para pessoas com baixa visão, e o material em braile, feito para quem tem cegueira", disse Jane.

Sobre as políticas de acessibilidade que foram explanadas no fórum, José Roberto afirmou que com o apoio da CEDP-cD o estado de Sergipe poderá incluir pessoas com deficiência na prática turística. "Esse é um assunto que merece nossa atenção, e ficaremos felizes em poder implementar medidas que proporcionem bons momentos no passeio turístico das pessoas com deficiência que visitam nosso estado", disse.

Os colaboradores do turismo sergipano representados por João Eudes do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB), e Ézio Christian, do Banco do Estado de Sergipe (BANESE), mostraram a ligação direta que têm como grandes alavancadores do turismo, através de uma rápida apresentação de obras e projetos feitos também em conjunto com o governo.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais
Interessados podem realizar suas inscrições através do site da Escola de Governo
Divulgação Deso
25/04/2024  10h30 Projeto pretende proibir cobrança de tarifa de esgoto sem comprovação de serviço
Proposta tramita na Assembleia Legislativa e prevê ressarcimento ao consumidor 
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
25/04/2024  10h00 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões
Apostas podem ser feitas até às 19h. Jogo simples, com seis números, custa R$ 5
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Na revista pessoal, foram encontradas drogas e duas balanças digitais nas sacolas
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa
Mulher é a dona da motocicleta utilizada no crime e companheira de suspeito

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado