Foto impressionante de suposto óvni é revelada após 50 anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Foto impressionante de suposto óvni é revelada após 50 anos
Sergipe já sediou eventos sobre Ufologia; mas avistamentos no estado são raros
Cotidiano | Por Monica Pinto 09/05/2022 13h45 - Atualizado em 09/05/2022 13h47


Um cartógrafo registrou uma imagem curiosa acima da Costa Rica, na América Central, há 50 anos. A imagem em preto e branco surgiu dentre tantas outras que Sergio Loaiza conseguiu enquanto estudava a superfície terrestre. Naquela época, porém, as fotos não ficaram nítidas, sendo tratadas recentemente. E lá, entre todas elas, pesquisadores se depararam com uma bastante curiosa.

Observe bem à esquerda da imagem abaixo um objeto no formato de um disco. Ele estava pairando acima do Lago Cote, na Costa Rica, próximo a uma floresta tropical. A repórter Leslie Kean, do New York Times, sugeriu que esta é a melhor imagem de um Ovni já mostrada ao público. “Há esse objeto [em formato] de disco e você vê claramente o sol refletindo nele, que tem um pequeno ponto no topo. O importante é que era uma foto do governo”, disse ela, conforme registro do portal Metrópoles, parceiro de F5News.

Conforme registrou o F5News, em junho de 2021, o governo dos Estados Unidos divulgou um relatório afirmando não saber explicar a origem de 143 objetos voadores não identificados (óvnis) detectados só naquele país desde 2004. Destes, 21 possivelmente demonstram uma tecnologia desconhecida nos EUA. Segundo o documento, não há informações, em nenhuma nação do mundo, sobre objetos capazes de se mover sem propulsão ou acelerar rapidamente.

De acordo com o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, também não havia evidências de que esses episódios envolvessem programas secretos de armas americanos, tecnologia russa desconhecida ou visitas extraterrestres. Porém, o ofício não descarta nenhuma dessas explicações, já que, segundo os especialistas, os dados eram insuficientes para se chegar a qualquer conclusão.

Em Sergipe, não há muitos registros de supostos avistamentos de OVNIs, mas um deles chama atenção por envolver uma personalidade da vida cultural que transcendeu as divisas do estado: o poeta, escritor, historiador e advogado João Pires Wynne, falecido em 1975. Ele contou que, juntamente com um grande amigo, o hoteleiro e cantor Floriano Valente, observou um OVNI multicolorido em agosto de 1972, à noite, no município de Siriri. Na época, o fato repercurtiu na imprensa, sendo publicado, entre outros veículos, no jornal A Tribuna de Santos, de 25 de agosto de 1972, e no Jornal do Comércio de 29 de agosto de 1972.

Em julho de 2018, Aracaju entrou com força para o circuito da Ufologia – designação do estudo sobre UFO, sigla de Unidentified flying object, objeto voador não-identificado, o OVNI em bom português.   Conforme F5News divulgou à época, a capital sergipana sediou a Noite Ufológica, o 2º Encontro de Ufologia e Espiritualidade e um workshop sobre “Preparação para o contato e o papel dos híbridos”.

A existência de vida inteligente fora do planeta Terra gera controvérsias, mas em um ponto os cientistas parecem concordar: a probabilidade estatística é literalmente do tamanho do universo, em grande parte ainda desconhecido dos terráqueos.

Conforme diz o astrônomo Thiago Gonçalves, do Observatório do Valongo/ UFRJ, autor do blog “Ciência Fundamental” na Folha de S. Paulo, há um quantitativo de alguns bilhões de galáxias catalogadas – “um número muito distante do total, de talvez mais de um trilhão”. 

Se membros dessas potenciais formas inteligentes andam visitando a Terra, aí já é outra discussão.

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado