Furtos aos equipamentos de iluminação causam apagões na Orla de Atalaia | F5 News - Sergipe Atualizado

Furtos aos equipamentos de iluminação causam apagões na Orla de Atalaia
Além das diversas formas de depredações e pichações, danos causados têm sido alarmantes
Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 10/12/2018 16h22 - Atualizado em 10/12/2018 16h35


A iluminação em diversos pontos da área de lazer da Orla de Atalaia tem sido prejudicada em virtude do furto de cabos, fiações, lâmpadas, luminárias e até alguns refletores. No início da semana passada, equipes contratadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), que é responsável pela manutenção dos equipamentos e área de lazer dos 6 km de extensão sob responsabilidade do governo do Estado, executaram a instalação de novos cabos elétricos em substituição aos itens furtados.

De acordo com o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, na última quarta-feira (05), os vândalos agiram novamente. “Elementos desconhecidos quebraram duas caixas de passagem e furtaram 105 metros de cabos de 16 e 35 milímetros, além dos basculantes dos banheiros, o que ocasionou apagões em um trecho da Passarela do Caranguejo”, explica. 

Ele acrescenta que os prejuízos tiveram continuidade. “Do início da manhã até as 20h da quinta-feira (06), os profissionais fizeram a substituição dos cabos e acrescentaram 15 metros de fiação. Porém, ao fazer a verificação matinal na manhã da sexta-feira (07), um dos encarregados pela fiscalização constatou que, mais uma vez, as caixas de passagem que haviam sido concretadas foram quebradas e, dessa vez, sendo furtados os 120 metros repostos no dia anterior”, relata.

O secretário diz que além das diversas formas de depredações e pichações, os danos causados na iluminação da orla têm sido alarmantes. “Há cerca de três semanas furtaram a fiação dos canteiros ao lado do monumento dos formadores de nacionalidade, das fontes luminosas e uma parte no local onde estão instaladas as esculturas de personalidades sergipanas, além de lâmpadas e luminárias em outros espaços, causando apagões em vários trechos e em diversos refletores”, ressalta.

Valmor Barbosa reitera que a situação chegou a um ponto insustentável. “O governo do Estado tem feito o que lhe compete, não apenas na manutenção dos equipamentos urbanos sob nossa responsabilidade, como também em toda a parte de iluminação. Prestamos os Boletins de Ocorrência, no entanto, ainda na sexta-feira (07), iniciamos a substituição dos refletores dos postes nas proximidades da pista de patinação por outros de maior potência, mas não sabemos por quanto tempo eles ficarão livres das ações de vandalismo. Não bastassem os furtos dos cabeamentos, o número de ambulantes que furtam energia dos transformadores fazendo o popularmente conhecido ‘gato’ para instalarem em suas barracas e carrinhos de venda por toda a extensão da orla aumentou consideravelmente, razão esta para que a ocorrência de apagões tenha se tornado um ato corriqueiro”, afirma.


 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado