Gincana Virtual Sergipe 200 continua com inscrições abertas | F5 News - Sergipe Atualizado

Gincana Virtual Sergipe 200 continua com inscrições abertas
Objetivo da competição, que acontece totalmente online, é estimular a pesquisa
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 11/07/2020 12h30


Continuam abertas as inscrições para a Gincana Virtual Sergipe 200, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). A competição faz parte da programação do Bicentenário de Sergipe, quando, em 8 de Julho, o Estado alcançou os 200 anos de Emancipação Política. A abertura oficial da Gincana Virtual Sergipe 200 aconteceu nesta quarta-feira, 8 de julho, no Instagram @dea.seduc.se.

Embora a programação tenha sido preparada para ser realizada presencialmente, ela vai ocorrer totalmente online, adaptando-se aos protocolos e recomendações sanitárias. O objetivo da gincana Sergipe 200 é estimular os estudos, promover trabalhos coletivos, envolver virtualmente a comunidade escolar e valorizar as coisas da nossa terra.

As inscrições vão de 1º a 11 de julho, através deste link, e podem participar até duas equipes com dez estudantes em cada unidade de ensino. A equipe deve ter um nome e um professor padrinho para ajudar na coordenação das atividades que ocorrerão até outubro deste ano. Podem se inscrever crianças e adolescentes matriculados nas unidades circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico Profissionalizante.

Cada modalidade de ensino tem atividades específicas para que o grupo participante execute, dentre as quais a confecção da bandeira de Sergipe, apresentação da culinária típica sergipana, paródias, relatos em vídeo, declamação, variação linguística, apresentação de repentes e muito mais.

A pontuação varia de acordo com as categorias de cumprimento das tarefas, interação na Rede e votação dos jurados. A primeira tarefa fica a cargo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a confecção de bandeiras. Em agosto, dar-se-á continuidade com um passeio pelos sabores da culinária sergipana; e assim, mês a mês, a Gincana acontece até outubro, com a divulgação do resultado.

Gilvânia Guimarães, diretora da DEA, explica que a Gincana Sergipe 200 é uma iniciativa da DEA para que, de forma criativa e com muita pesquisa, os estudantes conheçam e valorizem todo potencial histórico, cultural e artístico do estado. "Começamos em uma data que é marco histórico, o 8 de julho – Emancipação Política de Sergipe. E encerraremos em 24 de outubro, celebrando nossa Sergipanidade. As tarefas propostas visam pesquisas interdisciplinares, trabalham com múltiplas habilidades dos professores e estudantes e representam uma ação articulada entre todos os profissionais da Educação nesse período de Atividades Escolares Não Presenciais. É o nosso estado, a nossa gente, a nossa cultura sendo celebrados em nossas escolas. De 1º até o dia 11, as Escolas podem formar suas equipes com no mínimo dez estudantes e um professor e efetivar a inscrição", explica a diretora.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado