Governo aponta possíveis soluções para alagamentos do bairro Jabotiana | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Governo aponta possíveis soluções para alagamentos do bairro Jabotiana
Agência Nacional de Águas sinalizou possibilidade de recursos para obra no Poxim, diz Sedurbs
Cotidiano | Por Agência Sergipe 06/08/2019 18h30 - Atualizado em 06/08/2019 18h40


Moradores do bairro Jabotiana, Zona Oeste de Aracaju, e outras localidades que ficam nas proximidades, foram recebidos nesta terça-feira (06), pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto. A ideia do encontro é discutir em conjunto - comunidade e Governo do Estado - soluções que minimizem o impacto de chuvas com precipitação acima da média na região, como ocorrido no início do último mês em Aracaju. A reunião é um desdobramento da realizada, na semana passada, com o governador Belivaldo Chagas e a comunidade. 

O secretário Ubirajara Barreto ficou responsável por coordenar os detalhes das medidas junto à Prefeitura de Aracaju em nome do Governo de Sergipe. Segundo o secretário, a prefeitura da capital está fazendo um estudo que deve apontar soluções viáveis para resolver a questão dessa área atingida, mas os detalhes do estudo ainda não foram revelados pela prefeitura. O secretário afirma que existe a possibilidade de uma obra ser realizada no rio Poxim-Mirim, para resolver o problema. Segundo Ubirajara, já houve uma conversa em Brasília com representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), onde foi sinalizada a possibilidade de recursos para esse projeto. O secretário disse ainda que, caso não seja viável por meio do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), os recursos para solucionar os problemas da região que fica alagada na capital poderão vir do Programa Águas de Sergipe.

“Vamos pensar conjuntamente e ver a viabilidade das propostas apresentadas pela prefeitura de Aracaju. É importante que a comunidade saiba que já estamos, por exemplo, fazendo um diagnóstico para construção de uma barragem no Poxim-Mirim. Sendo viável, faremos esta obra que servirá para evitar alagamentos, e terá apenas esse objetivo, não servindo para o consumo humano, como foi o caso da barragem do Poxim", declara o secretário. 

Os moradores foram representados por membros de movimentos existentes na região. Atentos às explicações do secretário, eles também fizeram perguntas para suprimir qualquer dúvida. Um dos representantes da comissão de moradores que esteve presente na reunião foi Antônio Wanderley, membro do movimento chamado Jabotiana Viva. Para ele a reunião foi bastante proveitosa, já que os moradores buscam perspectivas para o início das ações. “Saímos daqui mais tranquilos porque os nossos questionamentos foram amplamente respondidos e de forma técnica. Estamos vendo que as medidas estão sendo tomadas, os estudos para as políticas públicas estaduais estão sendo feitas no que se refere ao combate das inundações e a minimização dos impactos no nosso bairro” revela. 

Outro morador que participou da reunião foi o representante do movimento Lagoa Doce, Stoessel Chagas. Segundo ele é importante esse diálogo da comunidade com estado e município. “Todo o contato que os administradores têm com a população é fundamental e a população tem que exigir esse debate direto. O que a gente vem fazendo é exigir nosso direito como cidadão, para que os órgãos competentes cumpram seu papel e evitem que a população perca o direito de ir e vir no bairro, perdas frequentes com as casas inundadas”, disse o morador, que acrescenta que está esperançoso e que vai acompanhar de perto esse canal de diálogo para que esses projetos sejam de fatos implementados, para que as medidas apresentadas sejam eficazes para diminuir as inundações.

Segundo o secretário, a população quer saber de qual maneira o estado vai contribuir. Ele afirmou que o governo quer tranquilizar os moradores do Jabotiana e que as providências estão sendo tomadas. “Hoje apresentamos aos moradores uma prévia do estudo que a prefeitura vem desenvolvendo, por meio disso, mostramos que a contribuição do Estado será inicialmente no tocante a dragagem do Rio Poxim e a execução de uma barragem. Em relação a outras demandas, vamos aguardar o parecer da prefeitura para que a mesma diga o quanto custará e veremos como o estado irá contribuir. Essa foi nossa primeira conversa após a reunião com o governador, onde procuramos mostrar sempre a população de forma transparente o trabalho que estamos fazendo com o compromisso de somarmos esforços para resolvermos esse problema”, finalizou Ubirajara Barreto.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
São previstas trovoadas e chuvas intensas no litoral, agreste e sertão do estado
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Colisão frontal envolveu 3 veículos, entre eles, um equipamento agrícola artesanal
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado