Governo autoriza comércio aos sábados e mantém pontos facultativos dias 24 e 29 | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Governo autoriza comércio aos sábados e mantém pontos facultativos dias 24 e 29
Decisões foram tomadas na reunião do comitê técnico que monitora a pandemia
Cotidiano | Por Will Rodriguez 17/06/2021 17h08 - Atualizado em 17/06/2021 20h35


O governo de Sergipe decidiu nesta quinta-feira (17) autorizar a abertura de lojas do centro comercial de Aracaju, demais municípios da Região Metropolitana, Estância, Lagarto e Itabaiana, aos sábados. Essa foi uma das deliberações da reunião do comitê técnico científico que monitora a pandemia. As informações foram confirmadas pelo F5 News junto à fontes do Executivo. 

O comitê também decidiu manter os pontos-facultativos dos dias 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro, mas com a limitação de funcionamento de serviços não essenciais e o fechamento de praias, assim como ocorre aos domingos.

Apesar da manutenção dos pontos-facultativos, o governo manteve a proibição de realização de eventos no período junino, de natureza pública ou privada, em qualquer ambiente. Apenas as transmissões de shows online, sem a presença de público, não devem ser afetadas. O governo também já tinha definido que o comércio de fogos e fogueiras deve ser disciplinado e fiscalizado por cada município.

O formato do Toque de Recolher não sofreu alterações, continua valendo de quinta-feira a sábado das 22h às 5h do dia seguinte. O governo deve publicar a nova Resolução com as diretrizes de enfrentamento à pandemia no Diário Oficial desta sexta-feira (18).

O funcionamento de shoppings e galerias comerciais aos sábados já estava autorizado, mas havia um pleito dos lojistas do Centro da capital para que eles também pudessem funcionar nos mesmos moldes dos estabelecimentos comerciais das demais áreas.

“Percebemos que as restrições, aliadas ao avanço da vacinação, estão dando resultado e não podemos deixar de manter a cautela. Entretanto, diante do cenário epidemiológico atual, em que temos uma queda no número de casos, óbitos e contágios, mas ainda com uma alta ocupação de leitos de terapia intensiva, decidimos por manter as medidas restritivas em Sergipe, com flexibilização dos sábados para o comércio em geral e uma maior rigidez nos feriados de São João e São Pedro, que se aproximam”, disse o governador Belivaldo Chagas.

O Comitê analisou uma queda nas internações totais nos últimos 14 dias, conforme apuração de dados da rede privada e pelas enfermarias da rede pública. Também nos últimos 14 dias a média móvel de óbitos permaneceu em estabilidade. Com a campanha de vacinação, em junho, a proporção de óbitos acima de 60 anos, pela primeira vez, ficou abaixo da proporção de óbitos entre 30 e 59 anos.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado