Governo de Sergipe atualiza plano de retomada econômica; veja o que muda
Eventos de grande porte e atividades educacionais continuarão suspensas no estado
Cotidiano | Por Will Rodriguez 10/09/2020 12h30

O governo de Sergipe anunciou nesta quinta-feira (10) a atualização das diretrizes do Plano de Retomada da Economia, com a ampliação de algumas permissões de funcionamento e capacidade de atendimento dos setores já reabertos. Já quanto aos eventos de grande porte e atividades educacionais, cuja volta presencial começou a ser discutida essa semana, o governo informou que ainda não há previsão para liberação. 

A constância da queda nos indicadores de contágio e internação dos pacientes com covid-19, segundo o governador Belivaldo Chagas, motiva o avanço nas medidas de reativação das atividades econômicas e sociais. “Se a gente observar um aumento substancial nos casos, vamos suspender as atividades”, avisou o chefe do Executivo. 

Atualmente, o estado de Sergipe tem 268 leitos de internação intensiva e 459 de enfermaria para pacientes com covid-19. Desses, 23% dos leitos de enfermaria estão ocupados e 39% das vagas nas UTIs. 

Confira a atualização do Plano de Retomada:

Empresas de Call Center, Espaços de atividade religiosa, Academias, Shoppings e Galerias -  capacidade de ocupação ampliada para 75% do espaço físico. 

Bares e Restaurantes - Podem funcionar todos os dias de 6h às 0h com 75% da capacidade, rodízios e self service. A partir do dia 25/09 estão autorizados pequenos shows. 

Eventos Drive-In - Autorizados a partir do dia 14/09 com capacidade de ocupação dos espaços regulamentada por cada município com base no protocolo da Secretaria da Saúde. 

Eventos Corporativos, Científicos, Sociais (Formaturas e Casamentos) e Seminários - autorizados a partir do dia 21/09 com até 100 pessoas. 

Administração Pública não essencial - Volta a funcionar no dia 14/09 com 50% da capacidade, de segunda a sexta-feira, das  7h às 14h, com restrição para servidores acima de 60 anos.

Clubes sociais, esportivos e similares - Podem funcionar a partir do dia 15/09, de terça a domingo sem restrição de horário, e com distanciamento social. 

Cursos técnicos específicos - Podem retomar atividades presenciais com 50% da capacidade e restrição para alunos com menos de dez anos.

Eventos culturais, cinema, teatros, museus, eventos esportivos (exceto futebol), universidades, escolas e cursos de pré-vestibular continuam proibidos de realizar atividades presenciais. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Amigo é coisa pra se guardar (para Roberto Bartneck de Oliveira - Bart)
22/09/2020  12h00 Amigo é coisa pra se guardar (para Roberto Bartneck de Oliveira - Bart)
A pedido do MP, Judiciário determina afastamento do prefeito de Indiaroba
22/09/2020  11h47 A pedido do MP, Judiciário determina afastamento do prefeito de Indiaroba
Uma pessoa morre após colisão frontal entre carro e poste em Estância
22/09/2020  10h04 Uma pessoa morre após colisão frontal entre carro e poste em Estância
Mais de 1,2 mil trabalhadores já se afastaram por doenças mentais em SE
22/09/2020  10h00 Mais de 1,2 mil trabalhadores já se afastaram por doenças mentais em SE
Suposto mandante de duplo homicídio se entrega à Polícia
22/09/2020  09h50 Suposto mandante de duplo homicídio se entrega à Polícia