Governo decide adiar Plano de Retomada Econômica por mais uma semana | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Governo decide adiar Plano de Retomada Econômica por mais uma semana
Fase laranja será iniciada na segunda-feira (29) com restrições para Grande Aracaju
Cotidiano | Por Will Rodriguez 23/06/2020 16h38 - Atualizado em 23/06/2020 17h25


O governo de Sergipe decidiu adiar, mais uma vez, o início do Plano de Retomada Econômica, previsto para ser colocado em prática a partir de hoje (23). O anúncio foi feito pelo governador Belivaldo Chagas durante uma entrevista coletiva no final da tarde. Segundo ele, a fase 1 do plano (laranja) deve entrar em vigor na próxima segunda-feira (29), em todo o estado, mas com restrições para alguns segmentos nos municípios da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Nestas cidades, salões de beleza, barbearias e templos de atividade religiosa não poderão reabrir no dia 29, segundo o governo. A restrição poderá ser revista na reunião do Comitê de Retomada da Economia (Cogere) da terça-feira (30), quando o quadro epidemiológico do estado volta a ser analisado. Mas, segundo Belivaldo, esse foi o último adiamento do Plano. 

Ao se aproximar da marca de 20 mil casos de covid-19, Sergipe vê a doença se espalhar em um ritmo ainda acelerado. No entanto, conforme Belivaldo, a população tem sido displicente quanto às medidas de isolamento social que visam conter a disseminação do coronavírus. Por isso, nas palavras do chefe do Executivo estadual, não é possível mais ‘empurrar com a barriga’ a reabertura das atividades econômicas. 

“As pessoas estão nas ruas sem querer mais cumprir o isolamento social. Isso é lamentável. Não dá para ficar toda semana empurrando com a barriga e todo mundo na rua na base do liberou geral. Isso não diminui a quantidade de casos, e consequentemente, dos óbitos. O estado precisa andar. Desde o primeiro momento defendi a bandeira da vida, mas a vida não se resume só ao fator saúde, que é o principal, e a gente tem tratado dessa forma”, disse Belivaldo Chagas. 

Com a ativação da primeira fase do plano, mais de 16 mil trabalhadores devem voltar às suas atividades presenciais, totalizando cerca de 60% do mercado de trabalho sergipano. Nela, poderão reabrir agências de publicidade, agências de viagens, clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; templos e atividades religiosas (com lotação de 30%) - esses três últimos exceto na Grande Aracaju. 

Na coletiva, o governador avisou que estabelecimentos comerciais e de serviços contemplados na primeira fase do plano que, eventualmente, tenham voltado a funcionar nesta terça, serão fiscalizados a partir desta quarta-feira (24). “Quem se antecipou, vai receber a visita da Polícia Militar a partir de amanhã”, prometeu Chagas.

Dessa forma, além dos serviços essenciais, até a próxima semana podem continuar funcionando concessionárias de veículos, imobiliárias, lojas de eletrodomésticos e de eletrônicos, imobiliárias e similares; comércios da área de comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchões; e escritórios de engenharia e arquitetura. Esses estabelecimentos devem ter expediente das 9h às 16h.

Com o plano de retomada dividido em três fases, a previsão do governo é que 95% da atividade econômica estadual seja reativada até o final de julho.

 

*Texto ampliado às 17h24

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado