Governo do Estado planeja ações para mitigar os efeitos da seca | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo do Estado planeja ações para mitigar os efeitos da seca
Em virtude da estiagem, 12 municípios já decretaram Situação de Emergência.
Cotidiano | Por Agência Sergipe 23/09/2021 18h00


De acordo com os dados do Monitor de Seca, publicado na terça-feira (21), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a seca neste ano está mais severa do que em 2020 e tende a permanecer nesta situação com a chegada da primavera, a partir das 16h21 desta quarta-feira (22), visto que, no Nordeste, a previsão é que as chuvas durante a estação sejam em menor quantidade e as temperaturas mais elevadas.

Em reunião realizada entre representantes do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) e do Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), foi avaliado o monitoramento dos índices pluviométricos para o próximo trimestre, visando o planejamento das ações sistemáticas para a atuação da Operação carro-pipa, com o objetivo de mitigar os efeitos da seca e estiagem nos municípios afetados.

Os municípios de Canindé do São Francisco, Carira, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Ribeirópolis e Tobias Barreto já decretaram Situação de Emergência e a lista pode aumentar nos próximos dias, uma vez que os municípios de Pinhão e Porto da Folha já estão organizando toda a documentação para emitir o mesmo decreto.

Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, a reunião foi um dos passos das atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses. "Com o fim da quadra chuvosa, buscamos o auxílio do meteorologista do CMS/Serhma, Overland Amaral, a fim de obtermos a previsibilidade de chuvas para o próximo trimestre, para que possamos elaborar o planejamento das ações que serão realizadas pela Operação Carro Pipa nos territórios do Agreste Central e Alto Sertão Sergipano", explicou.

Em Sergipe, ocorreu uma leve mudança na condição de seca, e, apesar das chuvas terem sido abaixo da média no noroeste sergipano, houve regressão de categoria nas proximidades do município de Poço Verde, localizado no Centro Sul Sergipano, e nos arredores do município de Propriá, na região do Baixo São Francisco, sendo que em ambos os casos, a situação  passou  de seca moderada (S1) para seca fraca (S0). No entanto, os impactos permanecem de curto e longo prazo em todos os territórios sergipanos.

Monitor de secas

A seca é um fenômeno que causa grandes impactos em diversos setores da sociedade. Após severos períodos de seca no Nordeste do Brasil, em 2012 foi criado o Monitor de Secas do Brasil, que se encontra em fase de desenvolvimento, tendo como órgão central do processo a Agência Nacional de Águas – ANA. A ANA realiza o acompanhamento constante e periódico da situação da seca do Nordeste através do Monitor de Secas, disponibilizando seus resultados ao público através de um mapa mensal por meio do site http://monitordesecas.ana.gov.br.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado