Governo e moradores do Jabotiana visitam obras da Deso | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo e moradores do Jabotiana visitam obras da Deso
Moradores discutem a obra do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 20/08/2019 17h37 - Atualizado em 20/08/2019 19h02


Representantes do Governo de Sergipe se reuniram com uma comissão de moradores do bairro Jabotiana, na Zona Sul de Aracaju, para visitarem as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Companhia de Saneamento de Sergipe na região. A visita foi combinada em reunião realizada anteriormente com o governador Belivaldo Chagas, para que governo e população possam encontrar soluções para alagamentos registrados na área em épocas de chuvas acima da média. 

Os representantes da Associação dos Moradores do Bairro Santa Lúcia e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, falaram de ações práticas que podem ser realizadas. "Essa visita é fruto de uma reunião que aconteceu na Administração Estadual do Meio Ambiente - Adema, com a presença do Governador do Estado e moradores da Comunidade Jabotiana, onde pudemos concentrar nossos trabalhos nessas demandas trazidas pelos representantes dos bairros envolvidos”, disse o secretário.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel de Campos, as providências estão sendo tomadas para que os transtornos para a comunidade sejam minimizados durante a execução da obra. "Vamos procurar reduzir o intervalo de tempo entre a abertura da vala e a reposição de pavimentação, sendo essa uma das principais queixas da população, apesar de que nossas frentes de serviços já estarem disciplinadas para isso”, explicou.

Outra solicitação feita pela comunidade foi em relação à prestação de esclarecimentos sobre a localização das estações elevatórias que estão concebidas em uma praça, na lateral da paróquia do conjunto Santa Lúcia, e outra vizinha a uma escola estadual, no bairro JK. “Estamos aguardando o momento em que a associação dos moradores vai sinalizar para que possamos prestar esclarecimentos aos moradores”, explicou o diretor.

A outra demanda foi a questão da retirada de algumas manilhas que serviam para fazer a comunicação entre a Lagoa Doce e um braço do Rio Poxim, que margeia a obra que está sendo executada na Estação de Tratamento de Esgotos. A construtora responsável pela obra fará a retirada, atendendo ao anseio da comunidade.

Cláudia Souza, presidente da Associação dos Moradores do Santa Lúcia, presente durante a visita, disse que atenção dos órgãos envolvidos é muito satisfatória e importante. "Houve uma reunião onde pudemos expor nossas dificuldades, referente ao Bairro Jabotiana. Estamos vendo que serão colocadas em prática os nossos pedidos. Com isso, já minimiza a questão da dificuldade de locomoção dos carros e dos pedestres dentro do bairro", explicou.

O secretário da Sedurbs garantiu que governo e comunidade tem um canal aberto para tratar das questões relativas a obra e solucionar quaisquer situações que possam prejudicar os moradores do local. “Estamos em contato direto com os moradores para minimizar qualquer incomodo que a obra venha causando. O nosso objetivo é por um bem maior que é atender toda a população destes bairros e adjacências levando qualidade de vida. Queremos com estes contatos freqüentes que os moradores entendam o quão é importante essa obra para o desenvolvimento do bairro, levando esgotamento sanitário e com a despoluição do Rio Poxim”, ressaltou Ubirajara Barreto.

Sistema de Esgotamento Sanitário

A obra do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Jabotiana, na zona Oeste de Aracaju que vai beneficiar mais de 120 mil moradores da capital com investimento de mais de R$ 100 milhões, obedece a todas as exigências da legislação ambiental, com a construção de uma estação de tratamento de esgoto e a instalação da tubulação que levará o esgoto doméstico para ser tratado.

Com a conclusão dos trabalhos, a obra levará mais qualidade de vida para a população da região e contempla os conjuntos JK, Sol Nascente, Santa Lúcia, os anexos da região do Aloque e também, parte da população que mora as margens da Avenida Tancredo Neves, mais precisamente da Faculdade Pio X, até as imediações do Detran, com a despoluição do Rio Poxim, um dos principais rios que cruzam a cidade de Aracaju.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/04/2024  07h37 Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio vai para R$ 6 milhões
Quina teve 6 ganhadores. Dezenas sorteadas foram: 05 - 20 - 27 - 28 - 48 - 49 
Reprodução Huse
24/04/2024  06h00 Motos representam 73,4% das vítimas de acidente de trânsito no Huse
Até o último dia 20, 1.326 vítimas de acidentes em duas rodas chegaram ao hospital
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024
Freepik/Ilustrativa
23/04/2024  18h34 Inscrições para professores e alunos realizarem intercâmbio estão abertas
As vagas para Colômbia e Cabo Verde estão disponíveis até às 17h do dia 30 de abril
SSP/Ilustrativa
23/04/2024  18h32 Suspeito de duplo homicídio em Ribeirópolis é preso e confessa crime
Ele é suspeito de envolvimento na morte de um casal, em 22 de janeiro de 2023

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado