Governo trabalhará na prevenção de acidentes em praias | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo trabalhará na prevenção de acidentes em praias
Circulação de lanchas, jet-skis e quadriciclos será fiscalizada
Cotidiano 24/02/2012 14h21


Por Márcio Rocha

Com a intenção de promover mais segurança para os banhistas que frequentam praias com incidência de trânsito de jet-skis, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, providenciará o fechamento da área mais frequentada pelos usuários da embarcação de recreio, a praia do Viral, localizada na foz do rio Vaza-Barris.

O crescimento do número de embarcações de esporte e recreio - devido à melhoria do poder aquisitivo dos sergipanos - preocupa a Capitania dos Portos de Sergipe, que procurou o Governo do Estado com o objetivo de prevenir acidentes com equipamentos náuticos.

Representantes da Capitania Portos de Sergipe estiveram no final do ano passado com o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, avaliando como desenvolver práticas que evitem acidentes nas áreas costeiras de Sergipe, mais precisamente na praia do Viral, ponto conhecido e muito apreciado pelos banhistas e condutores de embarcações náuticas do estado.

A praia do Viral é um local com grande tráfego de embarcações, como lanchas de pequeno porte e Jet-ski, o que preocupa a autoridade marítima. A conversa fluiu em torno de como promover a sinalização e demarcação do local, que será destinado aos banhistas e para atracar as embarcações.

Lá, existe uma baía que tem pouco mais de 40 metros de uma margem à outra, o que proíbe a execução de manobras e deve contar com atenção especial dos condutores, para executar as manobras de aproximação e afastamento das margens. A distância regulamentada para execução de manobras em áreas que contenham banhistas é de 200 metros da margem.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, prontificou-se a ajudar o trabalho da Capitania dos Portos, promovendo uma campanha de conscientização dos banhistas e condutores, de demarcação da região e outras soluções para o problema. Para o secretário, é importante que seja demarcada a área de atracadouro, a fim de evitar acidentes.

Não apenas a circulação das lanchas e Jet-skis será trabalhada, bem como o trânsito de quadriciclos pelas areias das praias de Aracaju. Maurício Pimentel destacou que trabalhará com a CpTran e CPRV, na intenção de fiscalizar o uso dos veículos, que, por lei, não podem circular na areia da praia. Nos próximos dias, as medidas protetivas dos banhistas serão tomadas.

“É importante que seja trabalhada a demarcação dessa área de atracadouro das embarcações, pois ali é uma área de lazer, que é muito utilizada pela população que gosta de se deslocar para banhar-se na praia formada pelas águas do rio. Vamos procurar as autoridades do Município e Estado, com o objetivo de encontrar os melhores caminhos para solucionar o problema”, disse Maurício Pimentel ao F5 News.

Mais Notícias de Cotidiano
SES/Reprodução
23/04/2024  06h00 Hemose realiza coleta externa de sangue na Barra dos Coqueiros
A ação visa ampliação dos estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo
Arthur Soares/ Divulgação
22/04/2024  18h26 Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do Canal do Xingó
Estudo de avaliação estratégica e planejamento de intervenções foram tema da reunião
Maria Odília/Seduc
22/04/2024  18h26 Escolas estaduais terão paralisação de dois dias em Sergipe; entenda
Movimento busca chamar atenção para "ausência de propostas concretas do governo"
Pixabay/Ilustrativa
22/04/2024  17h07 Suspeito de tentativa de homicídio em Japoatã é preso
A vítima foi surpreendida pelo suspeito, que efetuou diversos disparos contra ela
Igor Matias/Agência Sergipe
22/04/2024  15h50 Governo de Sergipe abre inscrições para concurso público da Adema
Os interessados terão até as 18h do dia 23 de maio para fazer sua inscrição

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado