Horto Municipal produz plantas para arborização de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Horto Municipal produz plantas para arborização de Aracaju
São cerca de cinco mil mudas por ano só para o paisagismo da capital, diz Sema
Cotidiano | Por Laís de Melo 02/08/2021 17h00 - Atualizado em 02/08/2021 17h20


Um dos braços do cuidado com o meio ambiente é a arborização nas grandes cidades, necessidade cada vez mais urgente. Em Aracaju, a produção de plantas para rearborização da capital é realizada no Horto Municipal, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 
 

Localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), o espaço passou por uma reestruturação nos últimos anos, para aumentar a capacidade de produção e cuidado com as mudas, que têm sido plantadas na cidade, inclusive como forma de compensação ambiental, sobretudo em áreas como a avenida Hermes Fontes. 
 
Segundo o coordenador do Horto, Vitor Melo, parte das mudas produzidas no local se destina ainda à jardinagem e a fins medicinais.
 
“A produção de mudas florestais, para o plantio urbano, tem como objetivo arborizar a cidade. Neste sentido, temos o projeto ‘Aracaju Mais Verde’ que é uma parceria junto às comunidades. Como ele, realizamos o plantio e a população contribui com a irrigação e cuidados com as plantas. Esta é, também, uma forma de conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados com o meio ambiente. Temos ainda o plantio anual, que abrange toda a cidade”, pontua. 
 
Abrangendo essa ação anual, conforme o coordenador, em agosto, a Prefeitura iniciará mais duas ações de plantio. “Uma das ações está ligada a um contrato com uma empresa que vai plantar e cuidar dessas árvores por oito meses”, salienta.  
 
Com relação às plantas de jardinagem, Vitor Melo explica que a Sema possui uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que é quem efetua o plantio. “Assim, temos uma média de produção anual de cinco mil plantas para o paisagismo de ruas e avenidas”, frisa. 
 
Quanto às plantas medicinais, no entanto, Vitor Melo afirma que existe um cuidado adicional. “Produzimos com o intuito de repassar para a população, porém, como o Horto não possui nenhum profissional da área de saúde, temos o cuidado de restringir os tipos de plantas, então, repassamos as plantas mais conhecidas, como boldo e hortelã graúdo, para não ter problemas com contraindicação”, afirma. 
 
Meliponário 
Estruturado no Horto, o Meliponário é destinado à criação de abelhas nativas sem ferrão. Hoje o local conta com sete espécies e tem como objetivo ressaltar para a população o valor desses insetos que possuem importante papel de polinização. 
 
“Muita gente desconhece as abelhas nativas e até se confundem com mosquitos e acabam matando essas espécies. Para se ter uma ideia, em Aracaju, em algumas das mais importantes avenidas, como a Hermes Fontes, possuem árvores que abrigam colmeias, inclusive já fizemos todo um trabalho para removê-las desses pontos para locais mais seguros”, conta o coordenador, ao alertar sobre a necessidade das abelhas para a sobrevivência humana.
 
“As abelhas executam o trabalho de polinização, ou seja, sem as abelhas, não haveria diversos frutos e outros alimentos. Sem elas, teríamos enormes dificuldades de produzir comida. É para fazer esse alerta que o Meliponário existe”, completa. 
 
Visitação 
No momento, em cumprimento às medidas determinadas por meio de decretos municipais, tanto o Parque da Sementeira como o Horto estão fechados para visitação. No entanto, quando o cenário de pandemia for favorável, ambos serão reabertos à visitação. “Assim, poderemos retomar o trabalho de educação ambiental e de pesquisa, como fazíamos antes da pandemia”, ressalta Vitor.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado