Hospital de Propriá abre unidade de alimentação e nutrição | F5 News - Sergipe Atualizado

Hospital de Propriá abre unidade de alimentação e nutrição
Cotidiano 22/02/2012 14h32


 

O Hospital Regional de Propriá passou a contar com a Unidade de Alimentação e Nutrição. As refeições dos funcionários, que antes eram fornecidas por empresas terceirizadas, agora são preparadas na cozinha do hospital com acompanhamento de nutricionistas. Além disso, pacientes e acompanhantes passaram a contar com refeições. O serviço não era ofertado para pacientes e acompanhantes há 10 anos.

Atualmente, a unidade funciona somente para observação. Com a disponibilização deste serviço, foi dado mais um passo para a abertura do internamento no hospital. “Nossa expectativa é abrir o internamento já em março. A abertura dos 20 leitos só é possível por conta do serviço de nutrição e da escala médica que está 100% fechada”, afirmou Edvaldo dos Santos, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) – órgão que gerencia a unidade.

A partir da abertura do serviço, também será possível ampliar os leitos de internamento da obstetrícia. Dos atuais 10 leitos, a maternidade de Propriá passará a contar com 16. “Esse aumento de 60% contribuiu para incluir Propriá no programa da 
Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério vai realizar uma série de ações para qualificar e melhorar a assistência materna infantil”, pontuou Edvaldo.

No serviço de nutrição, 11 profissionais estão trabalhando. “A expectativa é que, com a abertura do internamento, esse número passe para 15”, destacou o superintendente do hospital, Adelmo Alves. O hospital tem fornecido uma média de 120 refeições por dia, sendo 60 para funcionários e 60 para pacientes. “Os pacientes internados recebem seis refeições por dia”, disse o superintendente ao lembrar que o internamento hoje é disponibilizado para as pacientes da maternidade.

Todo o cardápio é elaborado por uma nutricionista que trabalha na empresa terceirizada que prepara as refeições. Depois, o cardápio passa por duas nutricionistas funcionárias da Fundação. A dieta varia de acordo com o estado de cada paciente. “Por exemplo, a dieta de um paciente de trauma, vai ser diferente da dieta de um paciente renal ou diabético. Preparamos o cardápio de acordo com as necessidades individuais”, destacou a nutricionista Ana Dolores, que há cinco anos integra a equipe da unidade.

O serviço conta com maquinário moderno. Há equipamentos de esterilização de bandejas e pratos e bandejas térmicas com refis descartáveis. “Estamos seguindo rigorosamente as normas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, reiterou a nutricionista. Além disso, todo o pessoal passa por treinamentos e capacitações.

Desde 2005, as refeições para funcionários não eram preparadas na própria unidade. O médico José Augusto Xavier trabalha na unidade desde 2010. Para ele, a alimentação melhora quando é preparada no hospital. “Agora, o cardápio é montado por uma nutricionista. Além de mais nutritivas, as refeições são mais saborosas. Antes, as quentinhas eram pouco apetitivas e o cardápio se repetia muito”, enfatizou o médico. 

O cardápio dos funcionários pode variar de acordo com a necessidade. “Por exemplo, se tivermos um funcionário hipertenso, a comida dele será com pouco sal. Temos uma funcionária que tem alergia a frango. Então, se ela estiver de plantão, a alimentação será diferenciada”, disse a nutricionista.

Fórmula

O Hospital Regional de Propriá ainda disponibiliza a fórmula materna. Esta fórmula é usada para o ganho de peso de bebês prematuros. “Abrimos a maternidade do hospital em 22 de dezembro. Já tivemos casos de prematuros, inclusive gemelares [irmãos gêmeos]. Essa fórmula ajuda que os bebês ganhem peso mais rápido e saiam da Unidade de Cuidados Intensivo”, explicou a coordenadora administrativa do hospital, Karina Cardoso. 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado