Incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju, leva um paciente à morte | F5 News - Sergipe Atualizado

Incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju, leva um paciente à morte
Segundo a Secretaria da Saúde, sinistro ocorreu na ala de pacientes com covid-19
Cotidiano | Por F5 News 28/05/2021 10h45 - Atualizado em 28/05/2021 12h20


Um incêndio foi registrado na manhã desta sexta-feira (28), no Hospital Municipal Nestor Piva, na zona norte de Aracaju, e resultou na morte de um paciente, ainda não identificado oficialmente.

As chamas se concentraram em uma ala de estabilização destinada aos pacientes com quadros mais graves de covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o incêndio foi rapidamente controlado. Ainda conforme a pasta, o incêndio causou um grave impacto, com pessoas feridas, além do óbito do paciente, que ocorreu durante a transferência para outra unidade. 

Cerca de 60 pacientes estavam no Nestor Piva durante o ocorrido, sendo 28 internados com covid-19. Outras 10 pessoas aguardam por vaga em leitos de UTI no hospital, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde. Atualmente, a taxa geral de ocupação de leitos no estado é de 97,9%.

A SMS informa que todos os pacientes do Nestor Piva estão sendo transferidos para outras unidades de saúde, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como Hospital Santa Izabel, CAPS Jael Patrício de Lima, de retaguarda da Secretaria Municipal da Saúde, além do Hospital de Urgência de Sergipe e Hospital do Cirurgia. Os primeiros pacientes retirados e em estado mais grave foram levados ao Hospital da Polícia Militar (HPM), por ser a unidade mais próxima.

Para ajudar na remoção dos pacientes, a Prefeitura de Aracaju pediu ajuda a empresas que possuem ambulâncias. Várias foram enviadas à UPA Nestor Piva, para dar suporte no transporte e manutenção da vida das cerca de 60 pessoas internadas na unidade, durante o incêndio. Profissionais de saúde também foram solicitados para dar apoio às equipes médicas do hospital.  O trabalho envolve cerca de 100 pessoas, entre médicos, enfermeiros e trabalhadores da saúde que atenderam e transferiram as pessoas para as unidades de saúde que estão dando apoio ao Nestor Piva. Dezenas de cilindros de oxigênio foram disponibilizados de forma emergencial para dar o suporte à vida dos pacientes transferidos.

A principal preocupação em remover os pacientes com urgência foi não somente para atender os pacientes Covid, os mais afetados pelas chamas, mas também para evitar que a fumaça inalada provocasse mais danos respiratórios às pessoas. Profissionais que trabalham no Nestor Piva foram socorridos com intoxicação pela aspiração da fumaça.

Moradores do bairro Siqueira Campos e empresas enviaram água potável para consumo pelos pacientes e profissionais de saúde, e equipes do Corpo de Bombeiros ainda estão no local. 

O Hospital de Cirurgia divulgou uma nota na qual informa estar se mobilizando para receber pacientes provenientes do Nestor Piva. "Para prestar o devido auxílio imediato, já disponibilizou 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com toda a estrutura e equipamentos necessários", disse.

Comissão

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi ao Nestor Piva e informou que será montada uma comissão para apurar os motivos do incêncio e tomar as providências administrativas que o caso requer. "Estamos tomando todas as medidas necessárias para enfrentar. Cada paciente que sair daqui irá para unidades que tenham leitos com capacidade. Tudo está sendo trabalhado em conjunto. Estamos trabalhando de maneira efetiva para retirar as pessoas daqui. Informações sobre a gravidade dos casos serão dadas assim que tivermos o balanço. Os trabalhadores passam mal porque, efetivamente, não é fácil. Muita gente de plantão, trabalhando e acabaram passando mal. Foi uma fatalidade, mas que conseguimos evitar com o trabalho de todos. O objetivo, agora, é montar uma comissão para tomar as providências e ver o que ocorreu", disse o gestor. 

Trânsito no local

A SMTT informa que foi necessário montar uma operação emergencial de trânsito nas proximidades da unidade de saúde e também nas imediações do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, para onde a maioria dos pacientes está sendo transferida. Os pontos com desvios de trânsito no momento são os seguintes:

- Avenida São Paulo X Rua Bahia
- Avenida São Paulo X Rua Elias Gonzaga 
- Rótula da avenida São Paulo X avenida Coelho e Campos
- Avenida Maranhão X Rua Paraíba 
- 3 pontos ao longo da avenida Maranhão 
- Retorno da avenida Tancredo Neves que dá acesso ao Huse

Os agentes estão atuando para orientar os condutores a evitar trafegar por esses pontos. 
 

Em abril deste ano, um curto circuito em um dos aparelhos do sistema de refrigeração também provocou um princípio de incêndio no Hospital Municipal Fernando Franco, na zona sul da capital sergipana. 

Atualizada para acréscimo de informações

Leia também:

O que se sabe sobre incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado