Instalação de ecobueiros potencializa melhorias no sistema de drenagem de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Instalação de ecobueiros potencializa melhorias no sistema de drenagem de Aracaju
Dois modelos pilotos já foram implantados na cidade e proposta é expandir iniciativa
Cotidiano 23/05/2022 15h15


Com o objetivo de melhorar o sistema de drenagem da capital, a Prefeitura de Aracaju deu início, em meados do mês de abril, à instalação de ecobueiros. A ideia é evitar ocorrências de alagamentos e outros transtornos ocasionados pelo descarte irregular de resíduos nas vias públicas.

O trabalho é realizado por intermédio das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), e da Defesa Civil de Aracaju. Até o momento, dois modelos pilotos já foram implantados na cidade e a pretensão é dar continuidade a essa expansão, sobretudo nas localidades mais críticas.

O diretor operacional da Emsurb, Vinicius Melo, explica que o ecobueiro se trata de um processo de filtragem. É basicamente um cesto colocado nas bocas de lobos da cidade para evitar que resíduos descartados de forma irregular nas vias públicas não cheguem aos locais de difícil acesso para a limpeza. Com isso, podem ser evitados entupimentos da microdrenagem.

Os modelos instalados, até agora, possuem um material composto de alumínio com gradil. Já os próximos ecobueiros que serão distribuídos possuem um material diferente, mais sustentável, feitos com madeira de eucalipto e uma espécie de tela, com polietileno de alta densidade.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a previsão é que sejam instalados 80 ecobueiros nos pontos mais críticos da cidade.  

“A Defesa Civil identificou os pontos de maior influência de águas e que apresentam maior acúmulo de descarte irregular que proporciona alagamentos, por conta do escoamento que acaba obstruindo a rede de microdrenagem”, complementa Bruno.

A gerente de engenharia e controle da Emsurb, Débora Matos, informa que, no momento, os planos ainda estão sendo organizados por fases. A primeira é o mapeamento dos locais. A equipe está indo em campo e enumeram os bueiros, para identificação dos que foram escolhidos.

Na segunda fase, a equipe da Emurb visita os locais para revisão, identificação da necessidade de manutenção para fazer a implantação do ecobueiro. Posteriormente, entra em execução a fase da manutenção de limpeza, realizada pela empresa municipal, que verifica qual vai ser a periodicidade de retorno em cada ponto de instalação.

A ideia de colocar cestos nos bueiros teve como referência cidades como São Paulo e Curitiba, que mostram sucesso no processo de ecobueiros.

Em Aracaju, observou-se essa necessidade, pois os alagamentos estavam cada vez mais preocupantes, e o acúmulo de resíduos nas vias é um dos principais motivos para tal fenômeno.

O diretor operacional da Emsurb reforça a importância da conscientização da população. “Os cestos não são colocados para que os resíduos sejam descartados naquele local sem grandes preocupações, pelo contrário. Os ecobueiros estão sendo implementados pela situação crítica em que se encontram as vias públicas da capital, como consequência do descarte irregular”, alerta Vinícius.

Fonte: Secom/Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay/Ilustrativa
04/07/2022  22h00 Neurologista indica quatro atitudes que diminuem o risco de demência
Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
04/07/2022  21h30 Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
TSE/Reprodução
04/07/2022  21h15 TSE apresenta à imprensa projeto de divulgação da totalização de votos
Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
04/07/2022  19h45 Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
SSP / reprodução
04/07/2022  17h30 Motorista sem habilitação se envolve acidente e uma vítima é hospitalizada