Instalação dos semáforos inteligentes deve ser concluída em agosto | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Instalação dos semáforos inteligentes deve ser concluída em agosto
Cotidiano | Por Agência Aracaju 23/04/2019 18h34


Toda semana, a Prefeitura de Aracaju divulga a programação da instalação dos semáforos inteligentes. A disposição começou a ser realizada em julho do ano passado e faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital, que contempla outras obras, como a remodelação dos principais corredores da cidade. Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a instalação dos equipamentos está entrando na fase final para, como previsto no projeto, ser concluída em no mês de agosto. 

Até o momento, já foi concluída a obra civil, que é a que causa mais transtorno, como a parte do corte da rua para passar o fio que liga o poste até o controlador, a colocação da controladora, quando foi preciso escavar cerca de 60 centímetros do chão, e a montagem preliminar dos grupos focais. 

Por se tratar de uma novidade, os semáforos inteligentes ainda causam curiosidade em parte da população. Primeiramente, eles são inteligentes porque o sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos. Parte dessa inteligência vem também dos no-breaks, as chamadas UPS (do inglês Uninterruptable Power Supply – Fonte Ininterrupta de Energia). Em caso de chuva ou queda de energia, por exemplo, os semáforos atuais começam a piscar em amarelo. Com a UPS, haverá quatro horas de bateria, o que é um tempo satisfatório para que o problema seja solucionado.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, ressaltou que muitos motoristas têm dúvida com relação às câmeras que são instaladas nos novos semáforos. Segundo ele, é preciso desmistificar que elas servirão para multar os condutores. “Elas não vão ver velocidade, quem está de cinto ou falando ao celular enquanto dirige, isso é função de outros equipamentos e dos agentes de trânsito. Essas câmeras servirão, justamente, para compor o sistema inteligente dos semáforos. A função dela é poder propiciar fluidez no trânsito. Em vez de o condutor esperar ‘x’ tempo, como é no modelo atual, com os novos semáforos, faremos o monitoramento para liberar o trânsito onde o fluxo estiver maior. Por exemplo, em um cruzamento, quando um lado estiver com pouco movimento e o outro com um fluxo mais intenso, irá abrir o sinal do lado em que estiver mais movimentado. É para isso que essas câmeras vão funcionar”, destacou.

As câmeras serão ligadas a uma central de monitoramento, que será construída na sede da SMTT, que permitirá a gestão inteligente do trânsito. Através da central, será possível alterar as programações por conta das mudanças no fluxo de veículos em tempo real e alterar o sincronismo, inclusive, priorizando a passagem do transporte público.

Outro ponto que tem causado questionamento são os grupos focais. No modelo de atual, a maioria das vias só tem um grupo focal na parte de cima e uma repetidora que é o poste na vertical que fica na lateral da via. Com os semáforos inteligentes, isso será modificado. “Nos 36 novos cruzamentos, não vamos trabalhar com repetidora, vamos trabalhar com dois grupos focais, quando for duas vias, com três quando for três faixas. Isso vai facilitar a visualização dos condutores”, explicou Renato Telles. 
 

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado