Interditado, Museu do Mangue em Aracaju gera transtornos para população | F5 News - Sergipe Atualizado

Interditado, Museu do Mangue em Aracaju gera transtornos para população
Cotidiano 28/07/2015 15h12


Por Fernanda Araujo e Will Rodrigues

Um local que deveria servir para difusão de conhecimento e cultura em Aracaju está completamente abandonado. O Museu do Mangue, no bairro Coroa do Meio, zona Sul da Capital, está interditado desde 2012 e desde então, tem abrigado usuários de drogas e marginais. Quem mora ou transita pela região, reclama do péssimo estado de conservação do local que várias vezes é alvo de vandalismo.

 “Desde que foi desativado, o mangue ficou assim abandonado, teve vândalos que quebraram porta, as vidraça, virou uma bagunça. Já vi uns moleques bebendo aí, consumindo droga, teve gente que disse que já viu gente fazendo sexo lá dentro”, relata a estudante Rita de Cássia, em entrevista ao F5 News, na manhã desta terça-feira (28).

Já a dona de casa, Daniela Santos, que mora próximo ao prédio, diz que faz medo passar pelas imediações durante a noite. “Muitos malandros já roubaram por aqui porque se escondem aí dentro e pega a pessoa de surpresa. A polícia passa de vez em quando, mas é horrível isso aqui. Um espaço que poderia ser usado por nós moradores e está assim abandonado. O governo tem que fazer alguma coisa. Não gosto nem de deixar meus filhos brincarem no parquinho, mas tem gente que deixa aí”, reclama.

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) informou que, desde o ano de 2014, solicitou, através de ofício, apoio a outros órgãos competentes como a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), e à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), para a realização das devidas providências, como a garantia de segurança e integridade dos funcionários e visitantes do Centro. O último ofício enviado foi o de nº 1004/2015, de 20 de julho de 2015, que tratou da solicitação de providências de segurança no Museu do Mangue.

Em maio deste ano, a secretaria realizou uma audiência pública envolvendo a Polícia Militar de Sergipe; Delegacia de Proteção ao Consumidor e ao Meio Ambiente (Deprocoma); Guarda Municipal; Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA); Universidade Tiradentes e Associação de Moradores dos Ex-Palafitas para tratar  da reabertura do Espaço Cultural. Dentre as principais pautas da reunião estava a solicitação de instalação de um posto policial no local. 

A Sema salienta que algumas adequações precisam ser realizadas no local, como a instalação de câmeras de segurança e de um posto da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Aliado a isso, foram firmados convênios com a Universidade Tiradentes e Fundação Mamíferos Aquáticos para o desenvolvimento de programas socioambientais. Segundo a pasta, tão logo as devidas providências tenham sido concluídas, o Centro será reaberto ao público.

F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Guarda Municipal e a informação é de que o espaço é monitorado por câmeras 24 horas. 

Já na 5ª Seção da Polícia Militar, responsável pela assessoria de comunicação, a informação é de que o expediente funciona até às 13 horas, mas apesar disso, o Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) deveria ser procurado, pois é para onde são encaminhadas as solicitações de policiamento. Entretanto, nenhuma das ligações feitas pelo F5 News foram atendidas.

*Com informações da PMA

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado