Jackson abre XXVIII Jogos da Primavera | F5 News - Sergipe Atualizado

Jackson abre XXVIII Jogos da Primavera
Maior evento esportivo do estado reúne estudantes
Cotidiano 12/08/2011 11h12

Competitividade e ansiedade gravitam na atmosfera de expectativas para o início dos Jogos da Primavera, cuja solenidade de abertura ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (11) no ginásio Constâncio Vieira. O vice-governador Jackson Barreto representou o governador Marcelo Déda, que se encontra em Brasília fechando investimentos para o Estado de Sergipe,  na abertura da competição, a qual reúne 222 escolas das redes pública e privada e 4.838 atletas.

"Esta é uma festa da juventude, da educação e do esporte. Momentos como estes são importantes porque estimulam os jovens a praticarem esporte. Além disso, é um momento de integração entre a rede pública e a rede privada. A rede pública tem muito o que acrescentar às  festividades porque, hoje, temos mais de dez mil jovens na universidade. Um resultado fruto do trabalho do Governo do Estado na educação pública. É uma alegria representar o governador Marcelo Déda na abertura do Jogos da Primavera, porque a  prática do esporte mostra ao jovem suas capacidades", declarou.

Em sua 28ª edição, os Jogos da Primavera/Olimpíadas Escolares é o maior evento esportivo estudantil do estado promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria Estadual de Educação (Seed). A cerimônia de abertura contou com desfile das bandeiras conduzidas pelos atletas, apresentação da Lira Senhora Santana, de Boquim, da Orquestra Sanfônica de Sergipe e apresentação da seleção brasileira de ginástica rítmica.

Durante o evento, as seleções do Brasil e do Egito de handebol masculino realizaram um jogo amistoso. "É a primeira vez que temos um jogo da seleção brasileira na abertura dos Jogos. Nas edições anteriores, trabalhamos com temas como copa do mundo, olimpíadas e educação. A presença da Orquestra Sanfonica é uma forma de exaltar nossa cultura, já que o grupo é genuinamente sergipano", explica a diretora do Departamento de Educação Física da Seed e coordenadora do evento, Maria Auxiliadora Almeida.

Nesta edição, alunos de escolas das redes pública e privada de ensino irão se enfrentar nas modalidades esportivas individuais: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, natação, natação adaptada, judô, karatê, taekwondo e tênis de mesa. Nas modalidades coletivas ocorrerão partidas de basquete, futsal, handebol e voleibol.

Classificatória

A primeira etapa dos Jogos da Primavera foi realizadao no dia 12 de maio, com as seletivas da capital. Essas seletivas fizeram parte dos Jogos Escolares da TV Sergipe. Já as seletivas para as escolas do interior, ocorreram no dia 30 de maio, prosseguindo até o dia 10 de junho, na modalidade futsal categorias A e B masculino e feminino.

A etapa final acontece de 11 a 21 de agosto. As competições serão divididas nas categorias A, com atletas entre 12 e 14 anos, e categoria B, com atletas entre 15 e 17 anos.

Etapa nacional

Os campeões do 28º Jogos da Primavera irão representar o Estado na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, realizada nos meses de setembro e dezembro.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo, destacou que o esporte nas escolas é um instrumento de formação do aluno. "O Jogos da Primavera celebram o esporte nas escolas e tem uma importância muito grande, porque o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento e formação integral do aluno. Através da  prática esportiva, os alunos desenvolvem valores importantes como o trabalho em equipe, a solidariedade, o respeito às regras. O Governo do Estado entende o papel do esporte na educação e tem feito investimentos na recuperação de quadras esportivas, na construção de quadras e ginásios e na capacitação dos professores de educação física. Este é um trabalho contínuo", afirmou.

Educador físico da rede estadual há 16 anos, Jose Alberto Oliveira coordena uma equipe de 30 atletas nas modalidades judô e natação. Ele compartilha da opinião da secretária adjunta de Educação. "Nosso foco é estimular o esporte. Os Jogos da Primavera são o ponto alto do trabalho realizado o ano inteiro. Buscamos trabalhar integrados com as demais matérias escolares, para que o aluno leve a disciplina e a concentração da atividade física para a sala de aula", disse.

Campeões de handebol na edição de 2010, os jovens Evandro Vieira dos Santos, 18 anos, e Marcelo Soares, 16,  da escola estadual Costa e Silva, estão confiantes. " Nosso treinamento começou em fevereiro e intensificamos as atividades no ultimo mês. Como vencemos a competição do ano passado e a etapa seletiva deste ano, acreditamos em um bom resultado", disse Evandro.

"Participar da equipe de handebol da escola melhorou meu  rendimento. Minhas notas aumentaram e percebi que tenho mais disposição em casa e na escola", contou Marcelo.

Mais Notícias de Cotidiano
Rede Social/Reprodução
24/10/2021  11h50 Motociclista morre após colisão com ônibus em Santa Luzia do Itanhy
Com a colisão, o ônibus incendiou, mas os ocupantes conseguiram sair sem ferimentos
Rede Social/Reprodução
24/10/2021  11h50 Prédio desaba em Nilópolis (RJ) deixando um morto e três feridos
Bombeiros fazem varredura nos escombros com o auxílio de cães da corporação
William Vinícius/Reprodução
24/10/2021  11h05 Homem tenta matar esposa e é baleado por cunhado no agreste de Sergipe
O suspeito esfaqueou o esposa e foi alvejado pelo irmão dela em Campo do Brito
Evento é interrompido por perturbação de sossego no Jardins, em Aracaju
24/10/2021  11h01 Evento é interrompido por perturbação de sossego no Jardins, em Aracaju
Por meio das redes sociais, artistas e participantes lamentaram o episódio
Google Maps/Reprodução
24/10/2021  11h00 Geotecnologia apoia investigações sobre crime organizado
Órgãos públicos podem aderir ao programa por intermédio do Ministério da Justiça