Joaquim Antônio, do ‘Casaca de Couro’, é novo Cidadão Aracajuano | F5 News - Sergipe Atualizado

Joaquim Antônio, do ‘Casaca de Couro’, é novo Cidadão Aracajuano
Cotidiano 27/06/2012 18h17


Por Míriam Donald

O músico cuiabano Joaquim Antônio Ferreira de Souza, da banda Casaca de Couro, recebeu nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o título de cidadania aracajuana, proposto pela da vereadora Rosângela Santana (PT).  Na cerimônia presidida pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT), Casaca de Couro foi relembrado pela vereadora Rosângela e ainda tocou, no acordeom, a música de Luiz Gonzaga “Numa sala de reboco”.

A vereadora Rosângela, que o conhecia desde seu passado nas lutas sindicais, disse sempre ter percebido que Joaquim Antônio representa muito bem Sergipe, por sua capacidade de produzir e divulgar a cultura sergipana. “Nessa função que eu ocupo hoje não poderia deixar de dar uma certidão de nascimento para ele em Aracaju, porque a sua arte e o seu talento têm levado a cidade de Aracaju às fronteiras do nosso país de forma muito positiva”, disse.

Joaquim Antônio afirmou que a honraria foi um reconhecimento político todo voltado para a cultura popular e que o título  reconhece todo o trabalho que feito por ele, junto com amigos e integrantes da banda, por Aracaju, pelo ‘forró pé-de-serra’ e pela cultura regional.

“Hoje nós levamos essa cultura para todo o Brasil. Para a gente é um reconhecimento da população sergipana já que ganhamos em 2008, 2010 e 2011 a melhor banda de Forró Pé de Serra de Sergipe por voto popular. É muito gratificante ouvir que nós do ‘Casaca de Couro’  e  eu somos filhos de Aracaju”,  coloca.

História

Joaquim nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, e veio para Aracaju na década de 80 junto com o pai, seu Raimundo, que realizava trabalhos de topografia em Rosário do Catete e Carmópolis.  Foi seu Raimundo que despertou em Joaquim o gosto pela música, deixando a ele e às duas filhas como legado um amplo repertório. 

Começou a caminhada no campo musical ao ingressar na Universidade Federal de Sergipe e, em 1998, criou o grupo ‘Casaca de Couro’ que na época só tocava violão, mas se dedicou ao acordeom e hoje diz que a sanfona foi propulsora para que sua arte fosse cada vez mais afinada.

Além de marcar a cultura sergipana e receber prêmios por essa obra, Joaquim Antônio se formou em economia e atua no INSS, onde também trabalha como diretor de imprensa do Sindicato dos Previdenciários (Sindiprev) e coordenador dos federais da Confederação Nacional dos Servidores em Saúde, Trabalho e Previdência Nacional (CNTSS).

Mais Notícias de Cotidiano
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Na revista pessoal, foram encontradas drogas e duas balanças digitais nas sacolas
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa
Mulher é a dona da motocicleta utilizada no crime e companheira de suspeito
Arthur Soares
25/04/2024  08h07 Fábio Mitidieri assina decreto que reserva 50% dos CCs para mulheres
O quadro de servidores conta com 24.539 mulheres, entre efetivas e comissionadas
Divulgação PM
25/04/2024  07h55 Homem e duas mulheres são presos por suspeita de tráfico de drogas
Indivíduos foram flagrados preparando entorpecentes para a comercialização
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  06h00 “Enem dos Concursos”: locais de prova estão disponíveis
Ministra da Gestão, Esther Dweck frisou que candidatos não podem alterar o local

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado