Justiça Federal inspeciona pontos de enchentes no bairro Jabotiana | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça Federal inspeciona pontos de enchentes no bairro Jabotiana
Proposta analisa os impactos para os residentes próximos ao rio Poxim
Cotidiano | Por F5 News 06/12/2019 13h08 - Atualizado em 07/12/2019 11h37


A Justiça Federal realizou uma inspeção na região do bairro Jabotiana, em Aracaju, atingida pelos alagamentos durante as fortes chuvas que caíram na capital no mês de julho. Moradores de conjuntos habitacionais como Sol Nascente, Santa Lúcia, Jk e Largo da Aparecida ficaram ilhados e desabrigados.

Representantes da Justiça Federal, Ministério Público Federal e órgãos ambientais se reuniram na manhã desta sexta-feira (6) na Associação dos Moradores do conjunto Sol Nascente e percorreram os principais pontos que foram afetados pelas enchentes depois que o rio Poxim transbordou

Segundo a juíza federal Telma Maria, a 1ª Vara da JF busca entender a gravidade da situação e os possíveis riscos aos que moram próximos ao rio. Na época, os canais que cortam a região ficaram cheios e a água inundou várias ruas, avenidas e interditou pontes na localidade. Após inspeção, uma audiência deve ser realizada.

Os moradores chegaram a ajuizar uma Ação no Ministério Público Federal para que os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro realizassem a dragagem do rio e a drenagem nos bairros que correm risco de alagamento. Reuniões foram realizadas com moradores pela Prefeitura de Aracaju e São Cristóvão que apresentaram a elaboração de um projeto e de obras para viabilizar a solução das enchentes na região. Em novembro, a PMA informou que a dragagem do rio Poxim deve custar R$ 60 milhões.

A construção de uma estação de tratamento feita pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que aterrou parte da Lagoa Doce no bairro Santa Lúcia, também foi discutida. Moradores defendem que a área é um escoador importante em épocas de chuva e criticam o impacto ambiental que a obra pode causar. A Justiça Federal deve analisar se o local pode ser explorado.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
25/04/2024  10h00 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa
Arthur Soares
25/04/2024  08h07 Fábio Mitidieri assina decreto que reserva 50% dos CCs para mulheres
Divulgação PM
25/04/2024  07h55 Homem e duas mulheres são presos por suspeita de tráfico de drogas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado