Lacen realiza identificação de barbeiros transmissores da doença de Chagas | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Lacen realiza identificação de barbeiros transmissores da doença de Chagas
SES faz monitoramento de agravos de Vigilância em Saúde nos municípios sergipanos
Cotidiano 21/10/2019 11h48


A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A identificação e exame de infectividade de Triatomíneos (barbeiros) realizada no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) visa contribuir para o monitoramento de agravos de Vigilância em Saúde nos 75 municípios sergipanos.

De acordo com a gerente de Entomologia, Karine Dantas Moura Abreu, o trabalho cumpre o guia para vigilância, prevenção, controle e manejo clinico da Doença de Chagas. Ela explicou que em nove meses o serviço recebeu 54 solicitações de análises encaminhadas pelos municípios sergipanos, que efetuam a captura dos barbeiros.

“No setor é realizada uma investigação minuciosa com o auxílio de microscópio para identificar a espécie do triatoma. Depois, é feito o esmago do besouro para analisar suas fezes e verificar esse resíduo na lâmina. Através desse procedimento é possível  checar a infectividade para mais ou menos da doença de Chagas”, detalhou Karine.

O superintende do Laboratório Central, Cliomar Alves dos Santos, informou que a unidade também realiza exames que utilizam as metodologias Elisa e Imunofluorescência para investigação de possíveis pacientes com suspeita de contágio da doença. “Os municípios enviam amostras do material que será analisado e o resultado é liberado em até dez dias via sistema de dados do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial”, ressaltou.

Por se tratar de uma doença infecciosa a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: febre, mal estar, falta de apetite, aumento do baço e fígado por até 12 semanas na fase aguda. Já na fase crônica alguns pacientes podem apresentar palpitação, falta de ar, canseira, inchaço, dor no peito, tosse, tontura, dificuldade para engolir, regurgitação, soluço, prisão de ventre e dor no abdômen.

Serviço

O Lacen é um centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnósticos laboratoriais nas áreas de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária. Entre as atribuições mais demandadas ao Laboratório Central está a realização de análises laboratoriais, que são divididas em Biologia Médica e de Produtos. Na área de Biologia Médica, estão os exames de doenças de notificação compulsória (aquelas obrigadas a serem registradas), como Aids, tuberculose e dengue e análises de enfermidades que tenham o interesse da saúde pública.    
 

 

Fonte: Ascom SES

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado