Lú Spinelli: os passos da baiana que enalteceu Sergipe através da dança | F5 News - Sergipe Atualizado

Lú Spinelli: os passos da baiana que enalteceu Sergipe através da dança
Cotidiano 12/11/2015 09h30 |


Da Redação

A cultura sergipana está de luto. A morte da bailarina Lú Spinelli pegou todos de surpresa e comoveu o estado que acolheu a baiana ainda em 1971. Prestes a completar 65 anos no próximo dia 25, a coreógrafa já tinha encerrado as atividades de sua escola de dança, mas atualmente dava aulas particulares e se dedicava a preparação do espetáculo “As Mil e Uma Noites” para ser apresentado na próxima semana como uma das programações de final de ano do Ballet Célia Duarte, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Também planejava a realização de um aulão em comemoração ao seu aniversário. Considerada a precursora da dança contemporânea no estado, Lú dedicou 43 dos 56 anos de carreira à formação de profissionais da dança em Sergipe, perseguindo com vivacidade o seu desejo de transformar o estado em uma vitrine para oportunizar a classe.  

Em sua última entrevista à imprensa, a “operária da dança”, como ela se classificava, falou do fechamento do Studium Danças, mas ressaltou que continuaria a respirar arte. A professora passou a se dedicar ao estudo científico da dança e deixou claro seu anseio por conhecer mais. “A dança é muito fugaz, de manhã a gente sabe e à tarde a coisa muda, afinal é movimento e temos que estar sempre nos renovando e acompanhando os movimentos mundiais da área”.

Com um estilo inovador, Spinelli também foi responsável por transformar o modo como a dança era encarada em Sergipe. O seu trabalho incansável ajudou a desconstruir preconceitos e a incluir pessoas de todas as classes em um mesmo palco, num só compasso. Tia Lú, como seus alunos a chamavam carinhosamente, exportou talentos para outros estados brasileiros e além-fronteiras. Nas redes sociais, amigos, alunos e admiradores enalteceram a contribuição da artista para a cultura sergipana.

“Lu trouxe consigo o talento e a arte da dança. Bela, disposta, muito antenada, logo chamou a atenção e posso dizer que foi o maior nome da dança sergipana, um dos maiores do nordeste e tinha respeito nacional na área da arte de dançar. Já no primeiro Festival de Arte de São Cristóvão, em 1972 trouxe o americano Clayde Morgan. Depois outros nomes como Flexa, Firmino Pitanga e até o ator glauberiano Mario Gusmão (O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro). Buscou na dança associar as raízes sergipanas, seus espetáculos eram autorais. "Feira dus Aracajus" foi um espetáculo antológico que tive a felicidade de acompanhar de perto”, escreve o advogado Luis Eduardo Oliva.

Spinelli também foi responsável pelo primeiro Festival de Dança Moderna, Contemporânea e Afro e por Festivais Anuais que se tornaram a marca do trabalho desenvolvido na capital sergipana e no interior. “Os tempos eram difíceis, a cidade pequena e conservadora. Estávamos no auge do regime militar e a dança acadêmica não tinha espaço, nem patrocínio, tampouco público. Com Lú Spinelli tivemos pela primeira vez em Sergipe, a possibilidade de artistas homens e negros frequentarem aulas e serem reconhecidos na cena da dança no estado de Sergipe e fora dele. Através da dança, soube tão bem interpretar e expor, aqui e no Brasil, a grandeza e a beleza das cores e sabores da cultura sergipana”, destaca o professor mestre Mário Resende, do Núcleo de Dança/UFS, em um texto homenageando os 40 anos de carreira da artista.

A professora de dança integrou os conselhos Estadual de Cultura e o Brasileiro de Dança. Deste último recebeu a medalha de Honra ao Mérito Artístico. Regina Lúcia Spinelli deixa dois filhos e um legado de incentivo à disseminação da cultura do estado que ela aprendeu a amar, cuja recíproca é verdadeira.

Foto principal: Fabiana Costa/Secult

Fotos 2 e 3: Arquivo Pessoal

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
15/05/2025  07h30 Confira a previsão do tempo em Aracaju nesta quinta-feira (15)
Capital deve ter dia com nuvens e possibilidade de chuva isolada
Redes Sociais/Reprodução
14/05/2025  18h14 Médica acusada de mandar matar ex-marido deixa prisão após decisão do STF
Gilmar Mendes concede domiciliar a Daniele Barreto com base em vídeos e documentos que apontam agressões físicas, psicológicas e sexuais sofridas pela médica
SMS Aracaju
14/05/2025  17h48 Comerciantes de fogueiras e fogos de artifício devem se cadastrar para atuar
Cadastro garante o uso ordenado dos espaços públicos para a comercialização dos produtos juninos em Aracaju
Arthuro Paganini/Reprodução
14/05/2025  17h32 Setor de Serviços em Sergipe acumula crescimento de 7% e é o 2º maior do país
Receita nominal também tem crescimento acumulado positivo, com índice de 13,3% no acumulado de 2025
Freepik/ilustrativo
14/05/2025  17h18 Homem é preso em flagrante por abusar de menina de 12 anos em Feira Nova
A prisão ocorreu após uma denúncia feita por um familiar da vítima

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado