Mais de 40 ônibus de Aracaju rodam apenas com bilhetagem eletrônica; saiba quais | F5 News - Sergipe Atualizado

Mais de 40 ônibus de Aracaju rodam apenas com bilhetagem eletrônica; saiba quais
Veículos não terão cobradores, que mudam de função para a de agente comecial
Cotidiano | Por Laís de Melo 21/02/2022 11h45


A forma de pagamento do transporte público da Grande Aracaju está sendo modificada. A partir de agora, 46 ônibus de 11 linhas utilizarão apenas a bilhetagem eletrônica por meio do cartão Mais Aracaju. 

Isso significa que esses veículos não aceitarão mais dinheiro como pagamento para utilização do transporte coletivo da capital e região metropolitana.

O novo sistema foi lançado na manhã desta segunda-feira (21) pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT). 

De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, o objetivo da gestão é modernizar todo o sistema do transporte público de Aracaju, no entanto, o processo de expansão da bilhetagem eletrônica para as demais linhas de ônibus será feito de forma gradual e com planejamento. 

“A ideia é chegar em todo o sistema, mas de forma tranquila, sem atropelo, ouvindo, experimentando. Começamos com 20 pontos fixos de recarga dos cartões, instalados também em redes de farmácias do trabalhador, e a intenção é chegar até junho com 93 pontos”, antecipa Renato Telles. 

“O avanço nas linhas também passa pelo aumento dos pontos de vendas e de agentes comerciais que estão espalhados pela cidade, auxiliando e facilitando para o usuário. Estamos levando informação para a população, para todo mundo poder se ajustar, sobre a forma de fazer recarga e os locais”, acrescenta. 

A partir da alteração, a função de cobrador, que já vem sendo extinta dos ônibus em Aracaju, com a demissão de centenas de trabalhadores por algumas empresas locais, deixa de existir nesses 46 veículos. Segundo Renato Telles, os ex-cobradores estão passando por treinamentos para assumirem a atividade de agente comercial. 

“Vou pegar como exemplo a cidade de Sorocaba, que tem um porte parecido com o de Aracaju, com cerca de 600 mil habitantes. Há mais de 20 anos que não tem mais essa função na cidade. Maceió, aqui vizinho, fez um programa parecido que usamos para adaptar, melhorar o sistema, adicionando os agentes comerciais, levando facilidade. Não terá apenas os pontos fixos de recarga, nem a internet. Teremos também os agentes comerciais que estarão nos principais corredores”, afirma o superintendente. 

Os 46 ônibus que estarão aceitando apenas os cartões Mais Aracaju terão a informação no próprio veículo, com adesivos. Veja na ilustração abaixo. 

O diretor presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, reforça que, com a mudança, os antigos cobradores passam por uma qualificação para atenderem como agentes comerciais. 

“Isso foi feito desde o início da pandemia. O sistema de transporte de Aracaju, diferente da maioria dos sistemas do Brasil, buscou a qualificação do pessoal e a transferência desse pessoal para a atividade de agente comercial. Temos 120 agentes comerciais circulando em 40 pontos, e todos eles vieram da profissão de cobrador. Então, houve uma preocupação de qualificar e remanejar o pessoal para outra atividade”, disse. 

Confira abaixo quais são os 46 ônibus e as 11 linhas com o novo sistema:

  • 9 ônibus da linha 002  Fernando Collor/Dia 

  • 5 ônibus da linha 003 João Alves/Orlando Dantas

  • 6 ônibus da linha 004 Santa Maria/Mercado

  • 4 ônibus da linha 005 Maracaju/Dia

  • 6 ônibus da linha 007 Fernando Collor/Atalaia

  • 1 ônibus da linha 031 Eduardo Gomes/Desembargador Maynard

  • 6 ônibus da linha 061 Marcos Freire/Centro

  • 4 ônibus da linha 080 Bugio/Atalaia

  • 1 ônibus da linha 200 Circular Industrial e Comércio I

  • 1 ônibus da linha 703 Augusto Franco/Siqueira Campos 

  • 3 ônibus da linha 715 Tijuquinha/Desembargador Maynard

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado