Manchas de óleo: Governo Federal libera R$ 2,5 milhões para Sergipe
Ministro do Desenvolvimento Regional deve visitar áreas afetadas no estado
Cotidiano| Por F5 News 22/10/2019 10:22 - Atualizado em 22/10/2019 19:51

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou o repasse de R$ 2,5 milhões para apoiar o Estado de Sergipe na limpeza das praias afetadas pelo derramamento de óleo. 

Nos próximos dias, o ministro Gustavo Canuto e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, terão agendas em Pernambuco, Alagoas e Sergipe para avaliar diretamente com os governos locais a situação e as possibilidades de apoio da Defesa Civil Nacional. 

Segundo Gustavo Canuto, as solicitações para esse desastre ambiental são prioridade do Governo. “O objetivo do Governo Federal é que a limpeza das praias ocorra o mais rápido. Não podemos deixar que esse desastre impacte as reservas naturais, o turismo e a economia da região”, afirmou o ministro.

Os recursos federais poderão ser utilizados pelo Estado de Sergipe em serviços complementares para limpeza de praias, viabilização de pontos estratégicos de coleta (chamados localmente de ecopontos) e transporte do material. 

O reconhecimento federal de situação de emergência ocorreu no dia 15 de outubro para as cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba e Pirambu. 

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, as operações federais  em todo o Nordeste contam com três aviões, quatro helicópteros, sete navios e muitas embarcações de pequeno porte da Marinha, além de 3.400 servidores federais e colaboradores.

“Até o momento, já foram recolhidas 900 toneladas de óleo em 2.500 quilômetros de praias, da Bahia ao Maranhão. Não é um trabalho fácil, ainda mais porque não é possível ver o óleo avançando pela superfície e só tomamos conhecimento quando ele chega, de fato, até à praia”, ressaltou o ministro.

 

Mais Notícias de Cotidiano
13/11/2019 09:30 Policial é suspeito de atirar em homem durante confusão em Aracaju
"Ele colocou o carro por cima do policial, que revidou", diz testemunha
13/11/2019 07:16 Governo vai convocar aprovados no concurso de agente prisional
13/11/2019 07:09 Petrobras vai transferir atividades administrativas para Carmópolis
Mudança visa otimização de custos em processos e atividades, diz estatal
13/11/2019 07:05 Vias em obras continuam em meia pista nesta quarta-feira
12/11/2019 18:55 Governo realiza oficina sobre segurança de barragens
Evento propõe discutir implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens