Mar de Sergipe e Alagoas é monitorado por pesquisadores da UFS | F5 News - Sergipe Atualizado

Mar de Sergipe e Alagoas é monitorado por pesquisadores da UFS
Cotidiano 25/07/2012 10h41


Da redação F5 News

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) iniciaram, nesta segunda-feira (23), a segunda parte do monitoramento e estudo da região oceânica compreendida entre os estados de Sergipe e Alagoas. O estudo ampliará o conhecimento em geologia, química e biologia dessa área marinha, já que ela possui os maiores cânions submarinos do continente: o do rio São Francisco e do rio Japaratuba.

A primeira etapa durou nove dias e monitorou a plataforma continental e adjacências da foz dos rios Sergipe, Japaratuba, Vaza-Barris e Piauí-Real, até a divisa com a Bahia.

Uma equipe composta por oito pesquisadores do Laboratório Georioemar da UFS realizará amostragens para investigar os organismos e a composição química na região do entorno da foz do rio São Francisco.

Iniciado na segunda-feira (23), o estudo visa complementar as informações sobre a região marinha entre o rio Sergipe e São Francisco, com foco especial no cânion submarino do rio Japaratuba e no recém descoberto Alto Submarino de Ponta dos Mangues.

As pesquisas também monitoram as reservas de petróleo em subsuperficie exploradas pela Petrobras na plataforma continental.

Para o professor geólogo Luiz Carlos Fontes, coordenador do Georioemar (Núcleo de Engenharia de Pesca), com a pesquisa será alcançado um novo patamar de conhecimento sobre o mar em Sergipe e Alagoas, permitindo conhecer a dinâmica ambiental e identificando as características decorrentes da evolução da história geológica. “Permitirá identificar melhor as mudanças decorrentes das intervenções humanas no oceano ou os impactos, mesmo que distantes, das mudanças introduzidas no continente”, afirma.

Três anos de estudo

Nos últimos três anos, a equipe de pesquisadores do Laboratório Georioemar da UFS vem se dedicando aos estudos de geologia e geomorfologia da plataforma continental de Sergipe e Alagoas.

Os equipamentos de pesquisa marinha do laboratório permitem obter informações importantes sobre o fundo marinho, diminuindo sensivelmente a dependência de Sergipe em relação a outras instituições e universidades do país.

Os levantamentos geofísicos já realizados forneceram novas informações sobre o relevo do fundo do mar e das feições submarinas. A coleta e a análise dos sedimentos superficiais forneceram um novo mapa com a constituição do fundo oceânico, no qual ficou constatada a variedade de sedimentos oriundos do continente ou formados pelos processos marinhos.

Paralelamente estão sendo desenvolvidos estudos da biologia e da química da plataforma continental, compondo o Projeto de Caracterização Regional da Bacia de Sergipe-Alagoas (PCR-SEAL), de interesse da Petrobras dentro do licenciamento acordado com o IBAMA e executado pela UFS e outras instituições.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado