Marchantes terminam protesto, mas ainda buscam reabertura de matadouro | F5 News - Sergipe Atualizado

Itabaiana
Marchantes terminam protesto, mas ainda buscam reabertura de matadouro
Situação deve ser discutida em reunião com deputados estaduais
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 18/02/2019 11h23 - Atualizado em 19/02/2019 10h38


O carregamento de carnes no Frigorífico Serrano, em Itabaiana, no agreste de Sergipe, começou a ser normalizado nesta segunda (18) depois do acesso do estabelecimento ter sido bloqueado por marchantes e boiadeiros do município desde a última quinta, 14. A Justiça determinou o desbloqueio e a manifestação foi encerrada, mas a categoria, que protesta contra o fechamento de matadouros em Sergipe, procura outros meios para a reabertura.

Em busca de apoio de deputados estaduais, cerca de 300 trabalhadores estarão mobilizados na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (19). Segundo os marchantes, às 8h30 devem recebê-los os deputados Maria Mendonça, Georgeo Passos, Gilmar Carvalho e o presidente da Alese, Luciano Bispo.

“Acredito que todos vão ser solidários aos marchantes. Ninguém está pedindo nada demais, só queremos trabalho. A gente acata a decisão da Justiça, mas queremos uma solução que fique boa para todas as partes e tentar entrar em acordo com o Ministério Público”, ressalta o representante dos marchantes de Itabaiana, Otacílio Góis.

Desde o ano passado, pelo menos 25 matadouros, entre públicos e particulares, foram interditados em operações deflagradas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Vigilância Sanitária e Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), devido a irregularidades na administração envolvendo desvio de verba pública, como aconteceu em Itabaiana, ou por questões sanitárias, como falta de higiene e/ou de licenças ambientais. Desde novembro, o matadouro de Itabaiana está fechado.

Na opinião de Otacílio Góis, as interdições deveriam ter sido feitas por etapas para que não houvesse prejuízo a quem precisa dos estabelecimentos para trabalhar. Segundo ele, marchantes estão passando por necessidades financeiras e ficaram desempregados. No estado são mais de 3 mil membros da categoria.

“Já tem três meses que o de Itabaiana está fechado e muitos não estão conseguindo nem fazer a feira para a família. Ficamos sem ter aonde abater os animais porque o frigorífico da cidade não suporta tantos. Deveria ter sido feito um planejamento, por exemplo, abria o de Itabaiana primeiro e depois fechava o outro, e não da forma que foi feita, de imediato. Claro que tem que obedecer ao Ministério Público, mas é preciso ter cautela. Os matadouros não têm condições de se adequarem tão rápido”, destaca Otacílio.

Atualizado às 10h38 de 19 de fevereiro para correção de informação.

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado