Maré alta gera transtorno para moradores da zona Sul de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Maré alta gera transtorno para moradores da zona Sul de Aracaju
Expectativa para esta quinta-feira (21) é que a maré atinja o nível mais alto do ano
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/03/2019 10h34 - Atualizado em 21/03/2019 11h02


Quem transitou no final da tarde desta quarta-feira (20) pela região dos bairros Salgado Filho e Treze de Julho, na zona Sul de Aracaju, enfrentou grandes dificuldades. Com a cheia da maré, o canal de esgotamento da região não suportou o volume de água e transbordou para as ruas provocando vários pontos de alagamento e transtornos para os moradores da área.

De modo geral, a média de maré em Aracaju atinge normalmente 1.8 m, nível que não causa transtornos na cidade. Mas na tarde de ontem, a maré alcançou alta de 2.3 m, impossibilitando a saída de veículos e pedestres de alguns locais próximos.

Para a psicóloga Maria Hortência Hora, sair do local do trabalho foi um caos. “O nivelamento da água estava muito alto, tinha que sair do local em que estava, mas o medo do carro parar era grande. Arrisquei, foi demorado, mas graças a Deus consegui. Vi uma moça que tentou passar pelas águas sujas de moto e teve problemas”, afirmou.

A previsão para hoje em Aracaju é de mais transtornos, afinal está previsto que o alcance da maré atinja 2.4 m, nível que é considerado o maior do ano. De acordo com o capitão de Fragata, Alessandro Pires Black é necessário que os navegadores se preparem.

“É importante que eles não coloquem suas embarcações em foz de rios, que os banhistas tomem cuidado com a violência das correntezas e que as pessoas tenham precaução em áreas que têm frequência de alagamentos”, afirmou o capitão.

Desde a quarta-feira (20), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) faz um trabalho paliativo na área do canal do Tramandaí, na Praia Formosa, que segundo o prefeito Edvaldo Nogueira “desde que foi construída, traz muitas dificuldades na questão do escoamento local”. O objetivo é aprofundar e alargar os trechos assoreados.

A operação envolve uma máquina retroescavadeira e uma escavadeira, que é utilizada para retirar os bancos de areia, sedimentos, lixo ou obstrução de qualquer natureza do local, para que a passagem de água fique mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão.

“A Emsurb vem trabalhando, preventivamente, com a limpeza e monitoramento em todos os canais como forma de aliviar a rede de drenagem da cidade. Neste caso da elevação da maré, o canal da Anísio Azevedo necessita de uma atenção ainda maior, tendo em vista o histórico de situações de alagamentos que causam transtornos aos moradores desta e de outras áreas adjacentes, a exemplo da Praça da Imprensa", explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Segundo informações da Emsurb, nesta quinta-feira, as equipes da Defesa Civil estarão em pontos estratégicos no Centro, zonas Norte e Sul.

* Com informações da Emsurb.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado