Massagem terapêutica: alívio para o corpo e para a mente | F5 News - Sergipe Atualizado

Massagem terapêutica: alívio para o corpo e para a mente
Cotidiano 24/07/2012 14h00


Por Fernanda Araujo

Toques sutis ou profundos, lentos ou rápidos ganharam espaço como procedimento de cura já nas mais antigas civilizações. A massagem terapêutica se consolidou, assim, como uma ótima opção para aprimorar o estado físico e mental. A esteticista e proprietária de um centro de terapia em Aracaju, Rosita Vieira, falou ao F5 News sobre os tipos de massagens e seus respectivos benefícios.

F5 – Há quantos tipos de massagens terapêuticas?

Rosita Vieira – Há inúmeras. Algumas delas são: Terapia Reiki, Ayurveda Veda, Reflexologia, Shiatsu, Drenagem Linfática Manual e Banho de Lua. Todos ótimos para a manutenção da saúde, aliviando a tensão e o stress do dia-a-dia.

F5 News – Quais os benefícios das massagens terapêuticas?

Rosita – São várias técnicas de massagem que a pessoa vem procurar. E cada uma tem um objetivo a trabalhar. Depende de cada processo. Qualquer massagem pode trabalhar tanto o físico como mental e atuar nos processos imunológicos, como prevenir infecções e gripes.

F5 – Porque somente a utilização das mãos?

Rosita - Não usamos aparelhos porque não faz tanto efeito como quando feita pelas mãos. Tem vários tipos de aparelhos que hoje são moda. Claro que podem fazer efeito, mas desde os tempos antigos que o homem precisa do toque, o ser humano é carente do toque. Na Drenagem Linfática Manual, por exemplo, está comprovada a sua melhor eficácia.

F5 – No Brasil, há opiniões médicas divergentes quanto à validade desse tipo de tratamento. E no Nordeste existe preconceito?

Rosita - As pessoas chegam a dizer, por exemplo, que o Reiki é espiritismo, mas não vejo isso como preconceito, falta informação aqui. Porque as pessoas ou não procuram se informar mais sobre as terapias ou a informação não chega até elas. Eu acredito que seja por falta de informação. Claro que a gente tem a internet, se a pessoa quiser se informar mais ela corre atrás, mas aqui em Sergipe esse tipo de tratamento ainda é pouco conhecido. Na região Sul é mais trabalhado, as pessoas procuram mais vezes na semana. E como lá os dias são mais corridos as pessoas estão sempre buscando esse equilíbrio físico e mental. Já no Nordeste, principalmente em Aracaju, eu vejo o machismo bastante. É aquela questão dos homens acharem que isso é coisa de mulher, fútil. No começo eu vi bastante resistência. Mas agora está mudando, às vezes as mulheres marcam o tratamento para os maridos e eles acabam se interessando pela massagem. A pessoa pode conhecer mais pelo blog gleicelight.blogspot.com.br.

F5 – Mesmo pouco conhecida, a procura por massagem terapêutica tem crescido?

Rosita - Estamos aqui há um ano e a procura está bem legal. A maioria ainda é mulher, mas os homens estão começando a aceitar. A procura é diferente em cada região. No Sul procuram mais por estética; já em Aracaju, por exemplo, os homens procuram mais devido a dores do corpo. Vez ou outra começam a perguntar se não pode tirar a barriga e aí vamos conversando, dando mais conhecimento e acabam tendo mais abertura para o trabalho.

F5 – Qual tipo de massagem é a mais procurado?

Rosita - O que mais procuram é o pacote da drenagem com a Lipo Modeladora porque elimina as toxinas e também modela as partes indesejadas do corpo.

Curiosidades

Terapia Reiki: é um método oriental de cura natural, através do toque sutil das mãos, para restaurar a nossa energia vital, criando um estado de harmonia e saúde. Reiki não é religião ou filosofia, e sim uma terapia natural, reconhecida como tal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo os terapeutas, contribui no tratamento do stress, depressão, pânico e até mesmo na cura contra o câncer.

A bambuterapia é uma conduta terapêutica usada com bambu nos tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, pois apresenta propriedades modeladoras.

Pedras de fogo: as pedras de fogo são bastante utilizadas em algumas terapias por serem vulcânicas. Elas são aquecidas e podem ser trabalhadas de diferentes formas. Segundo os especialistas o nosso corpo possui sete chakras básicos que alinham o corpo. Durante o tratamento as pedras são alinhadas em cada chakra para fazer a limpeza do corpo. As pedras quentes também podem ser utilizadas em massagem com flexão e óleo. Para o terapeuta Ícaro Tolentino, as pedras provocam por si só o relaxamento. Por ter uma energia muito forte, acabam sugando as energias negativas das pessoas e transformando-as em positivas. Para cuidar das pedras é preciso: dar banho de sal grosso, colocar no sol para absorver a energia solar ou na lua cheia e mantê-la sempre limpa para poder absorver melhor a energia do paciente.

(Fonte: Rosita Vieira, esteticista e terapeuta corporal. Mestre em Reiki e profissional com 15 anos de experiência em Estética, Massoterapia e Terapias Corporais.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Foram apreendidas 500 carteiras de cigarros que seriam comercializadas 
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado