Método Mãe Canguru em SE passa por atualização do Ministério da Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Método Mãe Canguru em SE passa por atualização do Ministério da Saúde
Cotidiano 27/06/2012 10h39


Nos próximos dias 4,5 e 6 , a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) receberá nova visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). Além de divulgar as novas diretrizes do Método Mãe Canguru (MMC), através de uma atualização com os funcionários, a comissão deve validar o programa desenvolvido na unidade.

“Nesse encontro vamos reunir profissionais de saúde, não só da Ala Verde da MNSL, onde as mães e os bebês prematuros são assistidos, mas também de outras maternidades do interior do Estado que compõem a rede materna. A meta do governo federal é ampliar as ações que tem ajudado à salvar a vida de muitos recém-nascidos,” explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Dayse Viana.

O Método

O Método Mãe Canguru (MMC) foi implantado em Sergipe há oito anos. O trabalho que começou na Maternidade Hildete Falcão Batista (MHFB), se estende até hoje na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência para casos de alta complexidade. As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por neonatologistas, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiras, técnicas, auxiliares de enfermagem entre outros profissionais.

O desenvolvimento do método é composto por três etapas. A primeira, começa no cuidado prestado ao recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde é garantido todo suporte necessário com a utilização de respiradores e monitores multiparâmetros. Depois da evolução clínica, o bebê é encaminhado para enfermaria da Ala Verde, onde o filho fica 'amarrado' ao corpo da mãe na posição vertical. A última etapa acontece de forma ambulatorial, através de consultas especializadas no consultório de 'follow- up' [termo em inglês, que significa, 'revisão/acompanhamento'].

“Há comprovações científicas que a chamada posição canguru não proporciona apenas o contato pele a pele, mas incentiva a alimentação exclusiva com leite materno, pois estimula o vínculo. Graças a essa ação simples, reduzimos o tempo de permanência nas incubadoras e constatamos melhorias significativas nos pequenos pacientes”, informou o neonatologista e coordenador do método Alex Santana.

Resultados

A técnica adotada em todo o mundo vem gerando importantes resultados em Sergipe. Anualmente, cerca de 300 bebês tem suas vidas salvas graças ao Método. “A vinda do Ministério da Saúde é uma forma de reconhecimento ao ofício que desempenhamos com muito carinho. Queremos ampliar os nossos conhecimentos, por isso, estamos abertos à melhorias,” contou o pediatra Paulo José Melo Menezes.

“Ficamos muito orgulhosos com os saldos positivos. Com esse reconhecimento, esperamos a validação dos nossos tutores que, daqui para frente, atuarão como multiplicadores de informações no treinamento de outros profissionais. É uma somação de esforços em prol dos avanços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou a superintendente do MNSL, Carline Rabelo.

"Temos muitos problema na Saúde? Temos. Mas também temos muitas coisas boas e positivas acontecendo, a exemplo do sucesso do Mãe Canguru. Isso precisa ser divulgado e incentivado, estimulando os profissionais envolvidos. Parabéns a todos esses servidores", conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Foto: Bruno César

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Huse
24/04/2024  06h00 Motos representam 73,4% das vítimas de acidente de trânsito no Huse
Até o último dia 20, 1.326 vítimas de acidentes em duas rodas chegaram ao hospital
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024
Freepik/Ilustrativa
23/04/2024  18h34 Inscrições para professores e alunos realizarem intercâmbio estão abertas
As vagas para Colômbia e Cabo Verde estão disponíveis até às 17h do dia 30 de abril
SSP/Ilustrativa
23/04/2024  18h32 Suspeito de duplo homicídio em Ribeirópolis é preso e confessa crime
Ele é suspeito de envolvimento na morte de um casal, em 22 de janeiro de 2023
SSP/Ilustrativo
23/04/2024  18h30 Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia em Estância
investigação teve início há cerca de três meses, é um desdobramento da Operação Narke

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado