Moradora de Itabaianinha denuncia falta de médico em unidades básicas de saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Moradora de Itabaianinha denuncia falta de médico em unidades básicas de saúde
Secretária de Saúde da cidade confirma problema, mas diz que ocorre nacionalmente
Cotidiano | Por Laís de Melo 21/06/2021 12h23 - Atualizado em 21/06/2021 16h54


F5 News recebeu nesta segunda-feira (21) a denúncia de uma moradora do município de Itabaianinha, de que estão faltando médicos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Segundo a denunciante, que pediu para não ter a identidade revelada na matéria, quando tem profissional, falta equipamento hospitalar. 

“A minha cunhada tem os pais idosos e bem doentes e estão sofrendo muito para conseguir médico. Ela foi um dia no postinho e tinha médico, mas não tinha nem um aparelho para medir a pressão do pai dela. O próprio médico reclamou também e disse que não iria mais para Itabaianinha”, conta a moradora. 

Ainda conforme a denunciante, ela tem recebido reclamações diárias da população do município sobre a falta de profissionais em todas as unidades de saúde. “Semana passada a atendente de uma unidade estava marcando para um enfermeiro atender a população”, afirma.

E continua. “Aqui tem vários postos de saúde, mas até os agentes de saúde estão reclamando que não tem médico de jeito nenhum. E as pessoas têm medo de denunciar e cobrar aqui na cidade, porque os gestores são vingadores. Estamos vivendo tempos difíceis aqui”, acrescenta a moradora. 

Procurada por F5 News, a secretária de Saúde de Itabaianinha, Ingrid Alicia, confirma que há falta de médicos no município, mas ressalva que esse é um problema que atinge não só o município sergipano, como todo o Brasil. 

“Tem vários locais do Estado sem médico, não é só em Itabaianinha esse problema. A ausência médica é um problema do Brasil. Nós já fizemos inúmeros cards e já publicamos em redes sociais chamando os médicos, mas os que comparecem querem trabalhar em uma jornada de 40h para ser feito em um ou dois dias. A gente sabe que isso não é lícito nem correto. Os médicos precisam estar na atenção primária numa jornada de, no mínimo, 32h”, relatou a gestora. 

Questionada sobre a falta de equipamentos, como citado pela denunciante, a secretária informou não ter conhecimento sobre essa informação. Itabaianinha, segundo Ingrid, conta com 12 equipes de Estratégia de Saúde da Família para cinco unidades da zona rural, com três anexos. Além disso, a cidade também possui quatro unidades na zona urbana, uma com duas equipes e a outra com três equipes. 

“As demais contam com uma equipe por estabelecimento. O município de Itabaianinha, através da Secretaria de Saúde, está tentando a contratação legal de médicos por RPA ou PJ, modalidade que tem atraído médicos em alguns locais”, afirma a secretária Ingrid Alicia. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
25/04/2024  16h04 Motociclista colide com ônibus no bairro São José, em Aracaju
Igor Azevedo
25/04/2024  14h55 Prefeitura promove 3ª edição da Campanha de Adoção neste sábado
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
25/04/2024  14h45 Chuvas moderadas a intensas podem atingir Sergipe até o fim de sábado (27)
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h39 Tomate, Harmonia e Léo Santana fazem parte do Lagarto Folia; confira
Freepik/ Ilustrativa
25/04/2024  13h30 Redes Sociais: o que você precisa saber para treinar seu algoritmo?

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado