Moradores do Bugio se sentem prejudicados com decisão do MPF | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do Bugio se sentem prejudicados com decisão do MPF
MPF está processando PMA e União por danos ambientais
Cotidiano 20/12/2011 17h21


Por Fernanda Araujo

Moradores do Loteamento Ângela Catarina, no bairro Bugio, se sentem prejudicados com a decisão do Ministério Público Federal (MPF) em processar a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a União por danos ambientais causados ao manguezal do Rio do Sal.

Pela decisão, os moradores deverão ser retirados do local que é considerado área de proteção permanente, enquanto os réus deverão alocar as famílias em novas residências e incluí-los em programas habitacionais do município. Desavisada que a área é protegida, a aposentada Maria Lúcia dos Santos, 74, moradora há 25 anos, se sente ameaçada.

“Eu cheguei aqui não tinha casa quase nenhuma e ninguém avisou que aqui era uma área de proteção. Só depois de uma reunião por esses dias, falaram que era da União. Era para ter outra reunião para explicar melhor à gente o que iria acontecer e não falaram mais nada. Eu até imaginava isso, agora estamos esperando. Eu sobrevivo da minha aposentadoria e vendo meus geladinhos na minha porta. Eu e todos aqui nos sentimos prejudicados, porque sair daqui e morar em galpão com outras famílias eu não vou de jeito nenhum.”

Moradora há dez anos, a doméstica Cristina dos Santos sabia que a área é de proteção ambiental, mas afirma que não tem aonde ir. “Não sabia que teremos que sair daqui. Continuamos aqui porque não temos aonde ir. A gente se sente atingida, para rua a gente não vai. Daqui só saímos quando nos derem outra casa”, diz.

José Fernando dos Santos, 56, morador há 38 anos, questiona que “tem barracas em tantos lugares, em tantos anos e ninguém nunca se incomodou com isso. Agora por que a gente vai sair daqui?”.

Além disso, os imóveis irregulares deverão ser demolidos e os responsáveis apresentarão um plano de recuperação do manguezal, que terá sua execução acompanhada pelo MPF. A Liminar foi acionada pela procuradora Lívia Tinôco que proibiu que a Prefeitura, a Emurb e a União concedam alvarás de ocupação da área. A região, que é considerada área de preservação permanente, segundo o MPF foi invadida por construções irregulares e recebe lixo e esgoto doméstico.

A assessoria de comunicação da PMA informou que a Emurb foi notificada da decisão na manhã dessa terça-feira (20). Irá analisar a ação até o dia 12 de janeiro, quando se manifestará sobre o caso.

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado