Motoristas de aplicativos fazem manifestação para pedir mais segurança | F5 News - Sergipe Atualizado

Motoristas de aplicativos fazem manifestação para pedir mais segurança
Em Aracaju, a mobilização acontece no domingo e pode afetar preço final ao usuário
Cotidiano | Por F5 News 19/01/2019 11h50 - Atualizado em 19/01/2019 14h58


Motoristas de aplicativos de transporte de várias partes do país estão mobilizados e ameaçam entrar em greve ao longo dos próximos dias para cobrar medidas das empresas quanto à segurança. Em Aracaju, uma manifestação está marcada para a manhã do domingo (20), na Orla da Atalaia, zona sul da capital.

Associações de condutores apontam para um aumento no número de assaltos e assassinatos de parceiros das plataformas e pedem maior rigor das companhias quanto à verificação de passageiros.

Os motoristas também querem a exibição dos destinos completos das corridas, para que os motoristas avaliem se estão seguindo para áreas de risco. Os parceiros pedem, ainda, a possibilidade de recusarem corridas em dinheiro, principalmente de usuários novos, pois este é um método bastante usado por criminosos em falsos registros.

Na capital sergipana, os motoristas planejam uma carreata da avenida Oviêdo Teixeira até a Orla da Atalaia e pretendem manter apenas 30% dos carros em operação nas plataformas. Com isso, o consumidor pode ter que pagar mais pelas corridas em razão do aumento da tarifa afetada pelo que as empresas chamam de dinâmica (cálculo entre oferta e demanda).

Em declaração ao Portal UOL, a Uber afirmou contar com sistemas de machine learning para proteger os motoristas, evitando fraudes e bloqueando corridas que representem risco. A empresa citou a implementação de um botão do pânico para condutores, que aciona a polícia rapidamente e de maneira discreta. Além disso, disse estar exigindo mais dados de usuários que utilizem corridas em dinheiro, como CPF e data de nascimento.

Já a 99 afirmou estar em diálogo com os motoristas e disse contar com uma equipe de segurança dedicada, que trabalha 24 horas por dia para avaliar corridas de risco e agir em prol da proteção dos motoristas. Essa iniciativa, afirmou a empresa ao UOL, teria sido responsável pela redução de mais de 80% no número de incidentes na plataforma ao longo de 2018.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
16/04/2024  08h39 Polícia intercepta sequestro na Beira Mar, em Aracaju
Vítima seria motorista de aplicativo. Dois suspeitos foram presos
SSP
16/04/2024  08h10 Investigado por homicídios morre em confronto com a polícia em Ribeirópolis
Suspeito seria egresso do sistema prisional com vasto histórico no crime
Assessoria de Comunicação
16/04/2024  08h00 Cirurgia ocupa 1º lugar em procedimentos cardiovasculares no Nordeste
Unidade hospitalar ganhou também Selo UTI Cardiológica Eficiente 
Agência Sergipe
16/04/2024  07h44 Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (16)
Estado terá previsão de céu nublado com pancadas de chuvas 
Freepik
15/04/2024  21h31 Homem com malária é internado no Hospital José Franco, em Socorro
Ele retornou da África há quatro dias e apresentou febre, fraqueza, dor muscular e cefaleia

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado