MPE pede que Justiça determine pagamento da Carreta do Câncer | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
MPE pede que Justiça determine pagamento da Carreta do Câncer
Governo diz que faz avaliação técnica da unidade móvel orçada em R$ 2,7 mi
Cotidiano | Por Will Rodriguez 12/02/2019 12h24 - Atualizado em 12/02/2019 17h49


O Ministério Público de Sergipe (MP) ingressou com Ação Civil contra o Governo do Estado pedindo que o Poder Judiciário determine o pagamento da carreta do câncer em um prazo de 30 dias. A unidade móvel chegou a Sergipe no final do mês passado, mas a administração estadual diz não ter recursos para fazer o pagamento integral, como previsto no contrato celebrado em 2017, embora a verba tenha sido destinada pelo Tribunal de Contas.

Na peça, assinada pelo promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto, consta a informação de que o contrato prevê a entrega da carreta em até dois dias úteis após o pagamento, sendo sua entrega precedida por vistoria técnica do Governo.

Ainda segundo a Ação, as notas de empenho relativas à compra da unidade já foram expedidas. O valor total da carreta foi estimado em R$ 2,7 milhões.

“A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, voltada para a prevenção do câncer, encontra-se em solo sergipano, todavia inativa, haja vista que não houve o seu recebimento, pois o Governo passou a adotar o entendimento de que o superávit devolvido pelo Tribunal de Contas para o Tesouro Estadual, caindo na conta única, não se trata de verba vinculada para o atendimento específico do Programa Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde”, detalha o promotor.

No pedido limitar, o promotor também ressalta que o atual secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, confirmou a existência de recursos para o pagamento da carreta, dependendo apenas que o bem contratado fosse recebido pela Fazenda Estadual. No entanto, após declarações do representante da empresa contratada, os ânimos se acirraram e o Estado passou a cogitar a possibilidade de rescisão contratual, o que, na avaliação de Manoel Cabral, “além de prejudicar a população feminina, traz risco de dano ao Erário, pois importará em ressarcimento de custos”.

O Poder Judiciário concedeu prazo de 72 horas para manifestação do Estado. A Secretaria da Saúde (SES) disse ao F5 News que só vai se posicionar sobre o assunto após a notificação da Ação.

Nesta segunda-feira, o governador Belivaldo Chagas autorizou que a Secretaria de Saúde faça uma análise técnica na carreta que já está em Sergipe e também prepare licitação para aquisição de uma carreta no modelo utilizado pelo Hospital do Amor, em Barretos (SP).

“Essa análise será feita para nos certificar de que as especificações atendem, de forma efetiva, as demandas para o trabalho que deverá ser feito junto à população. O objetivo é ter certeza de que estamos adquirindo o melhor equipamento para que a prevenção seja eficaz. Se a carreta que já está em Sergipe de fato atender ao seu propósito, teremos então duas carretas em funcionamento”, frisou Belivaldo.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Nos últimos sete dias, o volume acumulado na capital sergipana é de 160mm
Divulgação PF
23/04/2024  10h26 Homem é preso em operação contra o tráfico na Grande Aracaju
Segundo a PF, suspeito trazia drogas de São Paulo para revender na Capital sergipana
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
A vítima era a enteada do suspeito; A prisão foi realizada na Capital sergipana
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Comenda foi entregue na noite desta segunda (22). Senador Laércio Oliveira foi um dos homenageados
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto
Acidente aconteceu na noite desta segunda (22), na Colônia 13

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado