MPF realiza termo para operação do esgotamento sanitário em Brejo Grande | F5 News - Sergipe Atualizado

MPF realiza termo para operação do esgotamento sanitário em Brejo Grande
Acordo firmado com Prefeitura, Deso e Codevasf tem o objetivo de resolver impasse de atribuições
Cotidiano | por Ministério Público Federal 15/08/2018 15h24 - Atualizado em 15/08/2018 16h09


O Ministério Público Federal (MPF), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura de Brejo Grande (SE) firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de viabilizar a operação do sistema de esgotamento sanitário no município. As obras encontram-se concluídas, mas o sistema ainda não entrou em atividade por falta da Licença de Operação (LO). O TAC foi assinado no dia 7 de agosto.

A instalação do sistema de esgotamento foi executada por uma empresa, contratada pela Codevasf, que  notificou a conclusão da obra em junho deste ano. Apesar disso, o município de Brejo Grande não recebeu o Termo de Entrega Definitiva (TED). A Prefeitura alegou que não teria condições financeiras de arcar com os custos da pré-operação do sistema – um tempo de teste compreendido entre o fim da obra e a entrega à operadora, no caso, a Deso. A Prefeitura afirmou também não possuir corpo técnico para formular o requerimento para a LO, que é necessária para a entrega da operação do sistema à Deso.

Atribuições 

Diante do impasse, o MPF, que já havia instaurado inquérito sobre a questão, interveio a fim de definir as responsabilidades e atribuições de cada uma das três partes envolvidas na instalação, operação e gestão do sistema. A intervenção se faz necessária por conta da escassez no serviço de esgotamento no município, que possui apenas 1,1% das residências cobertas pelo sistema de esgoto, realidade que afeta a saúde e o bem-estar da população.

No TAC assinado pelos representantes da Prefeitura, da Deso, da Codevasf e do MPF, atribui-se a responsabilidade de formulação do requerimento para a Licença de Operação ao município de Brejo Grande. A Codevasf ficou responsável por prestar a assessoria técnica necessária para tanto, além de apresentar à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) o Relatório de Conformidade da obra.

Ficou definido, ainda, que, a partir do início da tramitação do licenciamento de operação, a Deso será responsável pela manutenção e operação do sistema. Já o município terá que arcar com os custos de energia elétrica e vigilância da obra a partir da obtenção da LO até o repasse do empreendimento à Deso.

Caso haja um intervalo maior que 90 dias entre o requerimento e a concessão da LO, será realizada outra reunião para definir novas providências a serem tomadas. O descumprimento de qualquer uma das cláusulas do TAC será penalizado com multa de R$ 500.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado