MPF/SE quer que prefeitura de Laranjeiras recupere imóvel | F5 News - Sergipe Atualizado

MPF/SE quer que prefeitura de Laranjeiras recupere imóvel
Cotidiano 23/11/2011 13h44


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura do município sergipano de Laranjeiras estão sendo processados por não terem realizado a recuperação de imóvel tombado naquela cidade. O Ministério Público Federal (MPF) requer que a Justiça Federal obrigue o Iphan e a prefeitura a realizar a restauração da Casa do Folclore Zé Cadunga.

O imóvel, tombado pelo Iphan, apresenta danos no forro de madeira, nas paredes internas e externas, no telhado, além de fissuras no piso e rachaduras na alvenaria. Foi o próprio Instituto quem primeiro noticiou ao MPF os problemas identificados na estrutura do prédio.

No processo, a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco esclarece que o MPF instou a prefeitura de Laranjeiras, proprietária do imóvel, a realizar a reforma, seguindo um projeto de execução de obra que fosse aprovado pelo Iphan. Após várias correções, o projeto foi aprovado pelo Instituto, com orçamento de R$ 65 mil e previsão de término em 2010.

Posteriormente, o Iphan informou ao MPF que a obra havia sido incluída no Plano de Ação para as Cidades Históricas (PACCH) e seria executada pelo próprio Instituto. Entretanto, em 2011, como a obra sequer tivesse sido iniciada, o MPF voltou a questionar o Iphan em Sergipe. Este respondeu que a liberação de verbas e início das obras envolvia trâmites burocráticos a serem realizados pelo Instituto em Brasília.

O MPF ainda solicitou informações ao Iphan em Brasília, que afirmou, dentre outras coisas, estranhar o fato de a unidade em Sergipe se responsabilizar pela reforma, haja vista que o prédio pertence à prefeitura. No ofício, indicou ainda que o MPF, o Iphan em Sergipe e a prefeitura de Laranjeiras deveriam buscar outras formas de financiamento para a obra de restauro.

Diante disto, não restou ao MPF outra atitude senão requerer judicialmente que tanto o Instituto quanto a prefeitura sejam obrigados a realizar a reforma. “O que se percebe é que apesar de existir projeto de restauração do imóvel tombado, nem o Iphan nem o município de Laranjeiras estão dispostos a custear a obra. Enquanto isso, a destruição do patrimônio histórico e cultural nacional caminha expedita”, ressalta a procuradora.

Patrimônio – O município de Laranjeiras é a segunda cidade mais antiga de Sergipe. Seu conjunto histórico e arquitetônico, de reconhecida relevância, foi tombado em 1996 pelo Iphan. Atualmente, a Casa do Folclore Zé Cadunga encontra-se interditada e sem utilização.

O processo de número 0005277-46.2011.4.05.8500 será julgado na 3ª Vara Federal.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
15/04/2024  21h31 Homem com malária é internado no Hospital José Franco, em Socorro
Ele retornou da África há quatro dias e apresentou febre, fraqueza, dor muscular e cefaleia
reprodução/redes sociais
15/04/2024  19h40 Uso do sistema de reconhecimento facial é suspenso em Sergipe
Jovem foi abordado por engano durante a final do Campeonato Sergipano
Gabriel Ribeiro/F5 News
15/04/2024  18h50 Previsão do tempo aponta chuvas e trovoadas em Sergipe durante a semana
O tempo adverso afetará as regiões do Litoral, Agreste e Sertão nos próximos dias
SMTT Aracaju/Reprodução
15/04/2024  18h46 Motorista não consegue frear e engaveta mais dois carros em Aracaju
Segundo a SMTT, o acidente não resultou em vítimas, apenas danos nos veículos
SES
15/04/2024  18h00 Hemose realiza coleta de sangue na Serra do Machado, em Ribeirópolis
Campanha de coleta externa busca promover a fidelização de doadores

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado