Mulher na ciência: sergipana participará de pesquisa em universidade dos EUA | F5 News - Sergipe Atualizado

8 de Março
Mulher na ciência: sergipana participará de pesquisa em universidade dos EUA
Tamires Menezes fará o último ano do doutorado na Universidade da Califórnia
Cotidiano 08/03/2022 14h00


Contemplada com uma bolsa pela Fulbright Brasil, a doutoranda Tamires Menezes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes (PEP/Unit), participará de um grupo de pesquisa do professor Jeffrey Reimer, na Universidade da Califórnia Berkeley, nos Estados Unidos, onde fará o último ano do doutorado.

De acordo com ela, a carreira profissional será enriquecida com essa experiência. “Para mim é uma oportunidade sem igual profissionalmente e pessoalmente, é uma honra. Estou focada na vivência em Berkeley, aproveitar a oportunidade de conviver com profissionais referências mundiais, e encontrar resultados para o projeto que desenvolvo: desidratação de gás natural contendo altos teores de CO2, utilizando MOFs (estruturas metalorgânicas)”, disse.

“Além disso, focada em aproveitar a experiência de conhecer outro país, diferentes culturas e pessoas. Para um futuro, desejo continuar na área da pesquisa e fortalecer os estudos de materiais em nosso país”, acrescentou a doutoranda.

A seleção para a bolsa aconteceu em três etapas. Desde a análise de diploma, histórico, currículo e cartas de recomendação, Tamires também foi entrevistada sobre a carreira acadêmica, projetos realizados no Brasil e a motivação pela escolha da universidade americana.

“Quando me inscrevi no processo não acreditava realmente que seria possível. Além da UC-Berkeley ser uma das melhores universidades do mundo, foi lá que surgiu as estruturas que estudo, ainda, o processo Fulbright é intenso, em outro idioma e concorrido, um dos mais prestigiados programas de incentivo à educação intercultural do mundo. Porém, fica o incentivo que é possível para todos nós”, contou Tamires.

Trajetória

A afinidade de Tamires com a ciência surgiu antes mesmo da graduação. Quando ingressou no curso superior de engenharia química, aproveitou a oportunidade para participar de projetos de Iniciação Científica (IC). Mas foi no mestrado da Unit que desenvolveu ainda mais paixão pela pesquisa e pode participar de congressos nacionais e internacionais, entre eles o International Conference on Metal Organic Frameworks and Porous Polymers (Euromof), que acontece na França.

“É o maior congresso mundial do material que desenvolvo, as MOFs (redes metalorgânicas). Assim, além de impulsionar minha atração pela pesquisa, ficou evidente para mim o impacto em diversos campos que nossa pesquisa, realizada aqui no laboratório, poderia ter”, revelou.

O incentivo a mais que precisava para realizar uma pesquisa fora do Brasil veio dos professores do PEP/Unit. “Essa vontade foi impulsionada pela pesquisa de alto nível que desenvolvemos, o incentivo dos professores Cláudio Dariva, Elton Franceschi, Gustavo Borges, Cesar Santana, Silvia Egues e Juliana De Conto, dos professores participantes do projeto Klebson Silva e André Ramos, e em especial o incentivo do orientador Cesar Santana que sempre acreditou na minha capacidade e na estrutura que desenvolvo, além de ser responsável pela ponte com o professor Jeffrey Reimer da UC-Berkeley”, contou.

Atualmente, Tamires faz parte do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) e do Laboratório de Síntese de Materiais e Cromatografia (LSinCrom), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), na Unit.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado