Nova Mesa Diretora do TCE será empossada nesta sexta | F5 News - Sergipe Atualizado

Nova Mesa Diretora do TCE será empossada nesta sexta
Cotidiano 01/03/2012 16h35

Decano do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o conselheiro Carlos Alberto Sobral tomará posse na presidência do órgão na manhã desta sexta, 02. A solenidade que marcará o início do biênio 2012/13 na Corte de Contas ocorrerá às 10h, no auditório da Casa. Ainda na ocasião, o conselheiro Carlos Pinna será empossado no cargo de vice-presidente, enquanto o conselheiro Reinaldo Moura será reconduzido ao posto de corregedor-geral do TCE.

A nova Mesa Diretora foi eleita por unanimidade na sessão plenária do dia 02 de fevereiro. A eleição ocorreu em virtude da recente aposentadoria compulsória da conselheira Isabel Nabuco, então presidente do TCE. Segundo a Lei Orgânica da Casa, uma nova eleição deve ser realizada caso o presidente do órgão se aposente antes de cumprir ao menos a metade de seu mandato. Desde então, como ocupava a vice-presidência, o conselheiro Carlos Alberto assumiu o posto de forma interina.

A expectativa é que a solenidade de posse reúna diversas personalidades locais e de outros estados, com destaque para nomes expressivos no âmbito dos órgãos de controle externo. Entre os que já confirmaram presença estão o ministro Walton Alencar Rodrigues, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) no biênio 2007/08; o ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa; e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), Francisco de Souza Andrade Netto, atual presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas Municipais (Abracon).

Também membros de outras Cortes de Contas, estarão presentes o presidente do TCM do Rio de Janeiro (TCM/RJ), conselheiro Thiers Montebello; o conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul (TCE/RS), Marco Peixoto; o vice-presidente do TCE do Maranhão (TCE/MA), Yedo Flamarion Lobão; e o conselheiro do TCE da Paraíba (TCE/PB), Antônio Nominando Diniz Filho.

Já em meio às autoridades sergipanas, confirmaram presença o governador e o vice, Marcelo Déda e Jackson Barreto; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/SE), desembargador José Alves Neto, entre outros.

Novo presidente

Advogado, formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1969, Carlos Alberto Sobral foi promotor público substituto da Comarca de Tobias Barreto (1965 a 1966); professor da UFS (1970 a 1971) e advogado da Emurb, onde ocupou a chefia do departamento jurídico e a Diretoria Administrativa.

Antes de ser nomeado e empossado conselheiro do TCE, em 28/02/1986, Carlos Alberto ainda foi procurador geral do Estado (1983); secretário de Estado da Segurança Pública (dezembro de 1983 a fevereiro de 1986) e auditor do TCE;

O conselheiro já presidiu o TCE nos biênios 1989/90, 2001/02 e de dezembro de 2006 a março de 2007. Além disso, publicou mais de uma dezena de artigos jurídicos e dirige a Escola de Contas (Ecojan) desde 2005.

Mais Notícias de Cotidiano
SMS / reprodução
15/08/2022  19h45 Secretaria de Saúde de Aracaju flagra servidora batendo ponto falso
Outros dois servidores envolvidos já foram afastados; caso está sendo investigado
SSP / Reprodução
15/08/2022  18h40 Homem é preso, suspeito de furto em Malhada dos Bois (SE)
Acusado teria levado um botijão de gás e um rádio da vítima, entre outros pertences
PMSE / reprodução
15/08/2022  18h38 Garrucha de fabricação caseira é apreendida em Riachão do Dantas
Dois homens abandonaram sacola com a arma de fogo e fugiram em uma motocicleta
 Sedurbs/ Reprodução
15/08/2022  18h00 Chuvas perduram pelos próximos dias em todo Sergipe
Precipitações continuam até a quarta-feira e temperaturas máximas diminuem
SSP/ Reprodução
15/08/2022  17h18 SSP investiga divulgação do nome de policial e delegado no caso Ademir
Inquérito policial tem objetivo de esclarecer informações repassadas à imprensa