Núcleos Comunitários ajudam a Prefeitura a identificar e sanar demandas dos bairros | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Núcleos Comunitários ajudam a Prefeitura a identificar e sanar demandas dos bairros
Oito Núcleos contam com cerca de 120 voluntários já capacitados em curso de formação
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 18/09/2019 09h42


Implementados desde 2017 pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) se configuram como um importante aliado da administração municipal, já que envolvem representantes da própria comunidade, treinados preventivamente pela Defesa Civil Municipal para atuarem junto ao poder público na superação de problemas locais. 
 
Atualmente, oito Nudecs já estão em atuação, nos bairros Jabotiana, Porto Dantas, Soledade, Industrial, Santa Maria, Cidade Nova, e dois da Zona de Expansão - um especifico do Plano de Evacuação da Comunidade, o Nudec PEC. Eles foram criados a partir do nível de prioridade de áreas de risco e do número de solicitações da Defesa Civil Municipal.
 
Esses oito Núcleos contam com cerca de 120 voluntários já capacitados em curso de formação. “Essas pessoas estão no dia a dia do bairro, sabem o que acontece historicamente nele e também as alterações que estão ocorrendo na comunidade”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ao salientar que esse conhecimento é fundamental para identificar intervenções humanas que desencadeiem a criação de novas áreas de risco, por exemplo. 
 
“Com o Nudec, a gente consegue atuar de maneira efetiva para inibir essa atuação. É, na verdade, uma via de mão dupla: a gente atende às demandas da comunidade e a comunidade  ajuda a gestão a ter conhecimento do que acontece nela”, diz. Para debater os temas, os Nudecs se reúnem uma vez por mês com a equipe da Defesa Civil, obrigatoriamente.
 
A partir dessas reuniões, a Defesa Civil, com o aparato da Prefeitura, atua para atender às demandas. “Como temos um corpo técnico pequeno, a comunidade ajuda a ampliar a nossa mão de obra”, ressalta. Eles auxiliam, por exemplo, na divulgação das orientações, do número de emergência (199) e do alerta para recebimento de SMS (40199)”, completa. 
 
Essas ferramentas da Defesa Civil também foram criadas nessa gestão e já somam números significativos, como mais de 1.000 solicitações através do 199 e cerca de 21 mil cadastros para receber SMS. Somadas aos Nudecs, elas formam uma rede de atuação que tem melhorado de forma significativa o tempo resposta da Prefeitura. 
 
Curso de Formação
Para compor os Núcleos, os interessados passam por um curso de formação de cinco dias, que compreende noções básicas a respeito da atuação da Defesa Civil: o que é o órgão, como trabalha com os processos de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação; o que compete a cada um desses cinco pilares; patologia das edificações, diferença entre desabrigados e desalojados e entre inundação, enchente e alagamentos; conceitos de deslizamento de terra e precipitações.
 
“Depois disso, há duas aulas de Geologia: uma delas serve para a apresentação, por parte da Defesa Civil, das áreas de risco identificadas pelo órgão e a outra para que a comunidade apresente as áreas de risco que não constam no levantamento”, revela o major. Também fazem parte da preparação, aulas de gestão do lixo, de primeiros socorros, princípios de incêndio, acidentes domésticos e estabilização de vítimas. “Todos os membros recebem essa preparação”, ressalta.
 
Voluntários dos Núcleos
José Guedes preside o Nudec Jabotiana, criado há cerca de dois anos. Para ele, a atuação do Núcleo tem sido fundamental para tratar os problemas relativos às inundações e enchentes causadas pelo rio Poxim e pelas chuvas. “Temos uma atuação importante, sempre informando a Defesa Civil sobre as áreas de maior risco, a fim de trabalhar o resgates de pessoas que precisam”, relata José Guedes.
 
De acordo com o presidente do Nudec, a partir do Núcleo há um envolvimento maior da comunidade com as questões locais. “Realizamos uma campanha informativa e educativa, eles estão mais engajados, e a gente já percebe uma conscientização que vem melhorando o bairro de forma significativa. Está surtindo efeito”, avalia.
 
Guedes se sente gratificado por poder atuar de forma direta na construção de um bairro melhor. “É importante estar à frente desse Núcleo, pois sei da importância de nos doar para o bem comum, para a comunidade, doar nosso tempo e nosso conhecimento”, ressalta o presidente do Núcleo, morador do Jabotiana desde 1980 e que acompanha, portanto, as mudanças no bairro desde então.
 
“No que concerne ao avanço imobiliário, por exemplo, vi as áreas de inundações serem alvo de especulação imobiliária, com aterramento. E a Defesa Civil, junto a outros órgãos e ao Nudec, tem buscado uma fiscalização maior para que as construções sejam fiscalizadas, porque a gente só pode atuar após o acontecimento, mas o ideal é a prevenção. Parabeniza a gestão de Aracaju, os membros do Nudec e à equipe da Defesa Civil por isso. Afinal, Defesa Civil somos todos nós”, afirma.
 
Roberto Ferreira de Barros também integra o Nudec. Ele mora no bairro há quase 40 anos e nunca se envolveu tão diretamente com as questões do local. “Esse grupo é o que mais atua nessa área, pois, embora haja outros grupos, o diferencial é que ele tem uma força governamental maior, por estar ligado ao poder público”, ressalta. No planejamento estratégico da gestão, contam a implementação de mais dois Nudecs: o do bairro América e o do Santos Dumont, atingindo a meta da gestão.

 

Mais Notícias de Cotidiano
BPRv
20/04/2024  13h07 Acidente na SE-170 deixa três feridos em Riachão do Dantas (SE)
Acidente envolveu três veículos; o caminhão perdeu o controle e capotou
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
São previstas trovoadas e chuvas intensas no litoral, agreste e sertão do estado
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Colisão frontal envolveu 3 veículos, entre eles, um equipamento agrícola artesanal
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado