O que a Igreja Renovada diz sobre suposto episódio de homofobia durante culto? | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
O que a Igreja Renovada diz sobre suposto episódio de homofobia durante culto?
Fotógrafo afirma que foi impedido de ser batizado em igreja de Aracaju por ser gay
Cotidiano | Por F5 News 16/05/2022 16h40


Um suposto caso de homofobia registrado durante a celebração de um culto da Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju (IPRA) repercute nas redes sociais. Nesta segunda-feira (16), a instituição religiosa se pronunciou sobre o caso. 

O episódio ocorreu neste domingo (15), quando o fotógrafo João Pedro Poderoso foi impedido de participar do Batismo e retirado da celebração matinal por integrantes da liderança, após ter participado do curso de preparação de seis semanas, sem que tivesse sido indicado qualquer obstáculo à sua participação no rito religioso. 

Ele afirma que sua orientação sexual, bem como o relacionamento que mantém com o cabeleireiro Jadson Santana, eram públicos para a comunidade, que eles frequentavam há cerca de dois anos.  "Fui impedido de ser batizado, com a igreja cheia. Foi tão constrangedor", disse João em um vídeo publicado em sua rede social. 

A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrências, registrado. 

Em nota pública, a Presbiteriana Renovada afirma que o fotógrafo não estava apto a participar do batismo por não seguir “as normas internas da IPRA e nossa regra máxima de fé e prática, a Bíblia Sagrada”, mas diz que a comunicação foi feita “em espaço privativo, com vistas a evitar qualquer tipo de constrangimento”.

Confira a íntegra da nota da divulgada pela Igreja:

A Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju (IPRA) vem, através da presente Nota Pública, com respeito aos fatos ocorridos no dia de ontem (15 de maio de 2022) ao final da celebração dominical da manhã, informar que:

1 – A IPRA é uma igreja presente na sociedade sergipana há 40 anos, servindo ao Senhor acima de todas as coisas e amando ao próximo, conforme a Palavra de Deus nos ensina.

2 – Em todo este tempo, temos dado testemunho do amor de Cristo, recebendo e acolhendo a todos aqueles que nos procuram, sem qualquer distinção ou discriminação. Por nossos cultos, ao longo de todos esses anos, passam milhares de pessoas, sendo vidas impactadas, transformadas e restauradas. Grande parte dos que nos visitam, semanalmente, são membros ativos da IPRA, vinculados aos princípios e preceitos dos nossos Estatutos e principalmente da Bíblia Sagrada. Outros, congregam, mas não tomam parte da membresia da Igreja, sendo visitantes, frequentadores, todos com livre acesso e acolhidos com amor e cuidado.

3 – Para ser batizado e, posteriormente, membro da igreja, seguindo o que está definido em nosso Estatuto e nas Sagradas Escrituras, é necessário o atendimento de certos requisitos, conforme cada congregado ou visitante aprende no curso “Primeiros Passos”, onde se tem a oportunidade de conhecer profundamente os ensinamentos da Palavra de Deus e as normas da nossa IPRA.

4 – No dia de ontem, um congregado, candidato ao batismo, por não estar apto, segundo as normas internas da IPRA e nossa regra máxima de fé e prática, a Bíblia Sagrada, não pôde participar do ato batismal.

5 – É de se ressaltar que a comunicação feita ao mesmo a respeito da impossibilidade de seu batismo se deu de modo reservado, em espaço privativo, na secretaria da igreja, sem publicização do mesmo, ou mesmo das razões do impedimento, com vistas a evitar qualquer tipo de constrangimento.

6 – A Constituição Federal, o Código Civil e o Estatuto da nossa Igreja, além de decisões categóricas do Poder Judiciário, como no caso da ADO nº 26 do Supremo Tribunal Federal, garantem, além da liberdade de organização administrativa sem interferência estatal, o sagrado direito constitucional da Liberdade Religiosa.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado