Operação Abate final: mais dois matadouros são interditados em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

MP
Operação Abate final: mais dois matadouros são interditados em Sergipe
Os matadouros de Nossa Senhora das Dores e Siriri são os próximos, diz Ministério Público
Cotidiano | Por Aline Aragão 14/02/2019 16h21 - Atualizado em 14/02/2019 16h33


Em mais uma fase da operação Abate Final, os Ministérios Públicos de Sergipe e Federal interditaram, na manhã desta quinta-feira (14), o Matadouro Municipal José Sobral Garcez e o mercado de carnes, localizados no município de Itaporanga D’Ajuda, e estabeleceram prazo de cinco dias para o fechamento do matadouro de Estância, no Sul de Sergipe.

Também participaram da operação a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Comando de Operações Especiais (COE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O promotor de justiça Yuri Marcel explica que em Itaporanga foi dado o prazo de 24 horas para que sejam retirados os objetos utilizados para o abate de animais. Já em Estância, por ser um matadouro de maior porte, com animais no local e mais objetos para o abate, foi dado o prazo de cinco dias.

De acordo com o promotor, a operação visa, através do fechamento de matadouros considerados irregulares, possibilitar que a população tenha acesso à carne de forma correta, respeitando todas as determinações legais. “O objetivo é fazer que o abate de carnes no estado seja feito de forma regular, nos matadouros que são efetivamente autorizados pela Vigilância Sanitária e Adema”, diz.

Yuri Marcel destaca ainda a preocupação com o meio ambiente e com a saúde da população, lembrando que os matadouros que funcionam de forma irregular não dão a destinação correta aos dejetos, muitas vezes remetendo-os aos afluentes que ficam próximos.

“É preciso evitar essa prática para que não haja nenhum prejuízo à população, principalmente em relação à água potável, os riachos e rios que circulam nessas cidades, para que não haja prejuízo maior à saúde da população e ao meio ambiente”, alertou.

Ainda de acordo com o promotor, os municípios de Nossa Senhora das Dores e Siriri também estão no alvo da operação e terão os matadouros fechados, já que apresentam situação semelhante aos demais.

Ele diz que inicialmente será feito um convite aos prefeitos para que eles se somem à situação e possam assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os promotores visando o fechamento desses matadouros. “Caso isso não ocorra, destinaremos uma nova operação para que esses matadouros sejam fechados. Mas aguardamos que os prefeitos tenham compreensão e façam isso com assinatura do TAC”, destaca o promotor.

[GALERIA][/GALERIA]

 

Fotos: MP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado