Operação do transporte público é normalizada na Grande Aracaju, diz Setransp | F5 News - Sergipe Atualizado

Coletivo
Operação do transporte público é normalizada na Grande Aracaju, diz Setransp
Sindicato alerta que paralisação reflete dificuldades enfrentadas pelas empresas
Cotidiano | Por Will Rodriguez 14/01/2022 05h49


A circulação dos ônibus coletivos está sendo normalizada na manhã desta sexta-feira (14) na Região Metropolitana de Aracaju, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp).

O serviço foi parcialmente suspenso ao longo da quinta-feira (13) por conta da paralisação de trabalhadores rodoviários de uma das empresas que atuam no setor, retirando de circulação mais de 120 veículos da frota, afetando a operação de mais de 30 linhas. Para tentar amenizar os transtornos, ônibus de outras empresas foram remanejados.

Os funcionários cobram a regularização de pagamentos de salários e também outros direitos trabalhistas. A empresa entrou em um acordo com os colaboradores, mas os detalhes ainda não foram divulgados pelo Setransp. Segundo o Sindicato, “a empresa chegou a quitar uma parte dos salários em atraso essa semana e está buscando alternativas para atender o quanto antes pleito justo dos seus colaboradores”.

Esta nova interrupção do serviço, segundo o Setransp, é mais um alerta para as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas do setor que atuam na Grande Aracaju.

Sem subsídio dos governos e ainda sob efeitos da queda da demanda provocada pela pandemia, as transportadoras alegam registrar uma arrecadação cada vez mais insuficiente para manter a cobertura integral dos custos.

“A situação atual de todo o sistema de transporte é de desequilíbrio econômico diante do acúmulo de débitos postergados durante a pandemia; aumento gradativo das despesas, principalmente o combustível; crescimento da utilização de gratuidade sem fonte de custo;  queda do número de passageiros que ainda passa dos 40%; a defasagem da tarifa de ônibus e a falta de aporte extra tarifário, entre outros”, diz o Sindicato.

Esta semana, o Setransp enviou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju uma nova planilha com o detalhamento orçamentário do setor e o cálculo tarifário com a projeção do valor considerado ideal para a passagem de ônibus, que hoje é de R$ 4.

A SMTT ainda não emitiu posicionamento oficial sobre a questão, mas em entrevistas recentes ao F5News, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) já havia defendido a busca de alternativas para evitar eventuais reajustes no preço da tarifa de ônibus. No final do ano passado, a PMA chegou a extinguir a taxa de gerenciamento operacional paga pelas empresas.

Junto com outros prefeitos brasileiros, Nogueira defende um aporte do governo federal para cobrir ao menos parte das gratuidades do transporte. Os Executivos municipais pleiteiam um subsídio de R$ 5 bilhões ao ano. 

O Setransp também buscou junto ao governo do Estado a redução da alíquota do diesel utilizado pelas empresas do setor, assim como já ocorre com a querosene da aviação, mas recebeu uma negativa por parte da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). 
 

Mais Notícias de Cotidiano
Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
22/01/2022  14h30 Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
Ministério da Saúde/Divulgação
22/01/2022  14h25 Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19
Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
22/01/2022  12h55 Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
SMTT
22/01/2022  09h53 Problema na rede de energia deixa semáforos sem funcionar em Aracaju
Instagram/Reprodução
21/01/2022  21h10 Pelé segue na quimioterapia; Rei tem tumores espalhados pelo corpo