Otorrinolaringologista do Huse alerta sobre casos de otite externa | F5 News - Sergipe Atualizado

Otorrinolaringologista do Huse alerta sobre casos de otite externa
Banhos de mar e piscina comuns no verão favorecem surgimento da doença
Cotidiano 18/01/2019 14h42 - Atualizado em 18/01/2019 15h23


 No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente em 2018, foram registrados 3.789 casos de usuários com dor de ouvido, otites, corpo estranho entre outros.  Com o aumento da temperatura proveniente do verão, nada melhor que um mergulho no mar ou piscina para se refrescar.

No entanto, alguns cuidados com o ouvido devem ser tomados por aqueles que exageram com tantos mergulhos e banhos demorados, caso contrário, essa diversão poderá causar problemas de saúde como a otite externa. É o que explica o otorrinolaringologista do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Antônio Roberto Setton.

“Nesse período, que são meses quentes e onde a prática da natação é muito corriqueira, tanto adulto como criança estão sujeitos a essa condição clínica denominada otite externa aguda. Ela acontece devido a um processo inflamatório da pele do canal do ouvido e do conduto auditivo externo. Pode se apresentar na forma de furúnculo ou na forma de inflamação difusa do canal”, explicou.

Cada pessoa tem um pouco de cera no ouvido e quando a água entra em contato com ela gera uma hidratação da cera que incha e dá uma sensação de ouvido cheio de água. Quando a pessoa tenta retirar com o auxílio de um cotonete, gera uma reação inflamatória da pele do canal auditivo que é habitado por germes comuns e que não fazem mal, mas, no momento em que a pessoa gera uma agressão a essa pele, alguns germes penetram na intimidade do tecido promovendo a otite externa aguda.

Não é difícil prevenir e o médico explica a melhor forma. “A forma de prevenir é evitar muito tempo de exposição dentro da piscina ou mar, na sensação do ouvido cheio de água, não tentar retirar essa água pois, na verdade, é a cera que está hidratada e bloqueando o canal da audição, procurar fazer uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa fazer a retirada da cera ou resíduo acumulado dentro do conduto auditivo e às vezes, quando já existe um processo inflamatório é necessário que seja recomendado pingar algumas gotinhas dentro do ouvido com antibiótico e antinflamatório ou mesmo um curativo com um chumaço de algodão com cremes elaborados a base de antibióticos”,recomendou o otorrinolaringologista.

“No Huse chegam muitos casos em adultos e crianças. No adulto é mais frequente porque eles tentam limpar o ouvido com o cotonete, tampa de caneta, chave, palito de fósforo, entre outros objetos e como consequência disso a gente tem essas reações inflamatórias", contou.

" Nas crianças é menos frequente e o que predomina é a otite média aguda que é um tipo de infecção localizada por trás da membrana do tímpano que tem como base a presença de infecções do trato respiratório como gripes, resfriados, sinusites, adenoidites que promovem o bloqueio do canal de ventilação do ouvido médio e elas acabam apresentando essas otites. A gente limpa o ouvido e coloca um curativo e quando está muito fechado ou a gente prescreve uns antibióticos no formato de gotas, comprimidos ou injetável porque o inchaço é tao grande que não conseguem colocar o curativo”, concluiu o médico.

 

Fonte: SES/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado