Overdose de fofura: ensaio fotográfico newborn ganha coração dos papais | F5 News - Sergipe Atualizado

Especial
Overdose de fofura: ensaio fotográfico newborn ganha coração dos papais
Mercado nasceu da vontade de eternizar os primeiros momentos da vida do bebê
Cotidiano | Por Victória Valverde* 19/05/2019 21h00 - Atualizado em 20/05/2019 18h50


A emoção da chegada de um bebê na família é indescritível. Cada gesto, expressão e olhar é uma novidade a ser saboreada por todos, junto com uma paixão e protecionismo às vezes exorbitante. Para não perder nada, os papais e mamães costumam registrar tudo com praticidade e rapidez através das câmeras dos seus celulares. Entretanto, para quem deseja uma maior qualidade, o ensaio fotográfico “newborn” é uma opção cada vez mais popular.

O ensaio newborn nasceu da vontade de eternizar os primeiros momentos da vida do bebê. Ele pode ser feito a partir do quinto ou sexto dia de vida, para que as famílias possam se adaptar à chegada do bebê e para que o colostro (forma de leite secretado nos primeiros dias de amamentação) seja substituído pelo leite mais maduro ou gorduroso.

As fotos devem ser feitas de preferência até o décimo-segundo dia de vida, já que após esse período costumam surgir as cólicas que podem atrapalhar um pouco o ensaio. Uma das vantagens de fotografar o bebê nos seus primeiros dias é que ele estará mais flexível e com um melhor padrão de sono, permitindo que as poses sejam feitas com mais tranquilidade.

Trabalho feito de Amor

Em Aracaju, um dos poucos estúdios fotográficos especializados no ensaio newborn é o “Grão de Amor” (@studiograodeamor), conduzido por Carine Cavalcante, que é fotógrafa desde 2012, e a psicóloga Laíge. Ambas se especializaram através de vários cursos e workshops de fotografia newborn em 2018 e abriram o estúdio neste ano.

Elas realizam o ensaio tanto na casa do cliente, quanto no seu estúdio, localizado no Bairro Jabotiana. O ensaio é feito sem pressa e pode durar até quatro horas. Mais que isso poderia ser cansativo para o bebê.

Durante as fotos, são utilizados caminhas, baldinhos e demais acessórios, porém o bebê não é colocado em contato direto com eles, já que são usados paninhos para proteger a criança. O estúdio também conta com um acervo de roupinhas, touquinhas, malhas para enrolar o bebê em formato de casulo, tiaras, ursinhos e outros itens. Entretanto, se os pais tiverem algum acessório com valor emocional, podem levá-lo.

A jornalista Aline Aragão - da equipe de F5News -  contratou o estúdio para o ensaio newborn do seu filho, Arthur Aragão, que foi fotografado com nove dias de vida. Aline estava receosa quanto ao trato com o bebê, mas logo se acalmou ao ver o cuidado e carinho das profissionais.

“ Ele dormiu o tempo todo. Quando esboçou uma carinha de choro era de fome, foi para o peito, mamou, arrotou e estava pronto para continuar. Acho que antes de tudo é importante pensar no bem estar do bebê e escolher bem os profissionais que vão fazer o ensaio. Depois é só ver o resultado e se emocionar com a delicadeza e serenidade que só os recém-nascidos têm”, avalia a mamãe.

Cuidados na hora das fotos

Os profissionais do “Studio Grão de Amor” compartilharam alguns cuidados necessários durante o ensaio fotográfico para garantir a saúde e bem-estar do bebê. São eles:

– Utilizar o som do útero para acalmar a criança e manter o bebê bem aquecido.

– Enrolar o bebê com uma malha chamada wrap. Ela sempre deixa o bebê bem relaxado, pois a sua elasticidade lembra a parede do útero, fazendo o bebê se sentir bem seguro.

– Utilizar o álcool 70% para higienizar o estúdio meia hora antes do ensaio e sempre antes de ter contato com o bebê.

– Lavar as roupinhas com sabão de coco a cada ensaio.

– O bebê deve estar sempre bem alimentado, não devendo ficar mais que três horas sem mamar.

– A temperatura ambiente do local deve ficar sempre em torno de 26° a 29°, para o conforto do recém-nascido.

– Nas poses, deve-se respeitar os limites do corpinho de cada bebê. Cada pose tem sua angulação para não forçar a flexibilidade do recém-nascido;

 

*estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado