Parto humanizado resgata o protagonismo feminino | F5 News - Sergipe Atualizado

Parto humanizado resgata o protagonismo feminino
Cotidiano 25/08/2012 07h00


Por Elisângela Valença

Bolsa rompida, contrações, dilatação - está iniciado o trabalho de parto, que pode levar até vinte e quatro horas. Com o grande número de infecções e altas taxas de mortalidade materno-infantil, a medicina tirou o parto da residência para levá-lo ao hospital. “A questão é que se hospitalizou demais o processo do parto”, comenta o obstetra Mauro Muniz. “O vínculo familiar foi quebrado. Antes, a mãe da parturiente, o marido, uma tia, alguém participava deste momento importante. A parturiente passou a entrar sozinha no centro cirúrgico, pela preocupação com contaminação ou interferência no processo”, explica.

A promotora de eventos Kelly Rocha da Silva tem 22 anos de idade e um filho de um ano e quatro meses. Para ela, o parto não foi uma experiência completamente mágica, como se costuma dizer. “Eu passei a madrugada indo e voltando para casa, porque minha dilatação não avançava e a maternidade estava superlotada”, conta Kelly. “Pela manhã, ao final do plantão da minha obstetra, ela me disse que não poderia esperar mais, a menos que o parto não fosse pelo SUS, mas uma cesária pelo particular”, acrescenta.

O medo de fazer o parto com alguém que não acompanhou sua gestação fez Kelly optar pela sugestão da médica. “Minha sensação, depois do medo, foi de frustração e decepção. Eu fui para o centro cirúrgico sozinha, minha mãe não pode me acompanhar, não estava entendendo bem o que estava acontecendo. Como foi cesária, não ‘senti’ meu filho nascer, já que eu queria e estava preparada para ter normal. Meu bebê foi apresentado a mim, mas muito rápido e só fui vê-lo novamente no quarto”, relata.

Situações como a de Kelly ou até piores são provas da desumanização do parto. São as chamadas violências obstétricas, que vão desde decisões para agilizar o parto, a frases como “na hora de fazer foi fácil, agora está reclamando”, “pare de gritar”, entre outras ditas no momento do parto. “Este momento virou um evento hospitalar. É preciso reverter este quadro, trazer de volta a importância deste momento na vida da mulher, na vida da família”, defende a médica sanitarista Priscilla Batista.

E é em busca da humanização do parto que muitos médicos e o poder público estão trabalhando. “É uma mudança de paradigmas, de comportamentos, mas estamos avançando bastante”, diz ela.

Segundo Priscilla, humanizar o parto é trazer a mulher de volta para o seu papel de protagonista deste momento. “Naturalmente, o parto pode durar cerca de vinte e quatro horas, desde as primeiras contrações até o nascimento. Quem vai ditar isso é o organismo da mulher, que precisa ser respeitado. Como hospitais precisam atender a demandas, aparecem os hormônios de aceleração do parto, indicações de cesárias e outros procedimentos. A mulher não decide mais nada. A partir do momento em que ela entra no hospital, ela passa a ter um parto passivo”, explica.

O processo de humanização do parto começa com o pré-natal. “É nesta fase que vai se avaliar a mulher, acompanhar o seu quadro de saúde e do bebê, saber se ela vai ter condições de ter um parto normal ou não, fazer o plano de parto, que inclui os médicos que irão acompanhar, onde será feito o parto, como será feito. São decisões conjuntas entre a mulher, a família e a equipe médica para que este seja realmente um momento mágico”, explica Priscilla.

O respeito ao tempo da mulher na hora do parto também faz parte deste processo. “Se a mulher tem condições de fazer um parto normal, de cócoras, em casa e ela quer fazer isto, deve ser respeitada. Ninguém está defendendo uma volta ao passado, a uma época de riscos e altas taxas de mortalidade materno-infantil, mas defendendo que este é um momento da mulher, da família e que, havendo condições, esta decisão deve ser respeitada”, diz a sanitarista.

Apoio

Um acompanhante durante o parto também é outro item da humanização e é garantido por lei no atendimento público (na rede privada, é paga uma taxa pela presença do acompanhante na sala de parto). O acompanhante vai dar apoio emocional e informacional à parturiente. “Eu me senti muito sozinha, até abandonada por assim dizer. Os médicos estavam no procedimento do parto, dos cuidados e não tinham como me dar uma atenção melhor”, disse Kelly. “A presença do acompanhante, o conforto emocional deste personagem neste momento é de grande valia. Muitas vezes, o parto até vai mais rápido, mais fácil”, diz o obstetra Mauro Muniz.

Em algumas maternidades, já há a presença da doula, que é uma assistente de parto sem titulação oficial, que proporciona informação e apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. São pessoas que passam por um curso preparatório com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, onde vão adquirir informações técnicas sobre todo o processo de parto, manobras e massagens para aliviar a dor, além de apoio emocional.

E foi numa doula que a Kelly se transformou. “Minha experiência não foi das melhores. Vendo um material sobre o assunto, procurei informações e hoje ajudo mulheres a terem uma experiência com o parto bem melhor”, diz.

Januária Santos, de 57 anos, tem quatro filhos e um neto. Sua primeira filha nasceu em 1977, num parto complicado. “Eu pari de sete meses e acabei parindo sozinha. Quando a parteira chegou, o bebê já tinha nascido. Eu nem sabia o que estava acontecendo”, disse Januária. Segundo ela, cada um de seus partos e o nascimento de seu neto foi uma experiência diferente. “Mas nenhum se compara a um parto com um acompanhante, como uma doula. A tranquilidade, o conforto, o carinho tornam o processo muito melhor”, diz.

Foi esta experiência que Maria Rosângela Alves teve, há poucos dias, com o nascimento de seu terceiro filho. Sua primeira filha tem 15 anos e o segundo, 10. “Foi tudo muito diferente. Apesar de os outros partos não terem sido de risco, nenhum foi tão bom como este e agradeço a Kelly, que foi minha doula”, disse.

Outro ponto da humanização do parto é o contato mãe e filho desde o momento em que o bebê sai da barriga até a saída  do hospital. É o chamado alojamento conjunto. “Mesmo ainda com o cordão umbilical, o bebê já deve ser colocado em contato com a mãe, no colo dela. E este contato deve permanecer até saírem do hospital”, explica Priscilla Batista. Segundo ela, o bebê deve permanecer com a mãe na sala de parto, na recuperação, no quarto. 

Rede Cegonha

O Governo Federal, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), montou a Rede Cegonha para atenção materno-infantil que tem, entre as diretrizes, o trabalho com boas práticas com evidências científicas, a presença do acompanhante antes, durante e depois do parto (garantido, no SUS, pela Lei 11.108/2005) e acolhimento com classificação de risco.

De acordo com Mariane Marques, apoiadora institucional da Rede Cegonha do Ministério da Saúde em Sergipe, o estado ainda tem muito a crescer, mas passos importantes já foram dados, como a instalação do Fórum Cegonha, para discutir políticas de ação e resolução de problemas. Em agosto, o fórum montou um protocolo de acolhimento e classificação de risco estadual, padronizando o atendimento à gestante nas unidades de saúde sergipanas.

“O fórum tem caráter deliberativo. O que é definido neste espaço, tem que ser seguido pelas unidades de saúde. Por isso, envolvemos os gestores do setor, como secretários de saúde”, explica Mariane. Segundo ela, a Rede Cegonha foi montada em 2011, que envolve não só as maternidades, mas toda rede de atenção, como postos de saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), planejamento familiar.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais
Interessados podem realizar suas inscrições através do site da Escola de Governo
Divulgação Deso
25/04/2024  10h30 Projeto pretende proibir cobrança de tarifa de esgoto sem comprovação de serviço
Proposta tramita na Assembleia Legislativa e prevê ressarcimento ao consumidor 
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
25/04/2024  10h00 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões
Apostas podem ser feitas até às 19h. Jogo simples, com seis números, custa R$ 5
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Na revista pessoal, foram encontradas drogas e duas balanças digitais nas sacolas
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa
Mulher é a dona da motocicleta utilizada no crime e companheira de suspeito

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado